Sistema OCB/RJ inicia 1ª turma do Formacoop no Centro Sul Fluminense

Sistema OCB/RJ inicia 1ª turma do Formacoop no Centro Sul Fluminense

O Formacoop – Curso de Governança e Gestão Cooperativista teve uma nova turma iniciada no dia 9 de junho. Aproximadamente 30 dirigentes e colaboradores de cooperativas do ramo Saúde localizadas no Centro Sul Fluminense participam da formação, realizada pela primeira vez de forma descentralizada – fora da sede do Sistema OCB/Sescoop-RJ. A abertura ocorreu no auditório da Unimed Volta Redonda e contou com a presença do presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz.

O Formacoop tem como premissa promover a gestão profissionalizada e o fortalecimento de colaboradores e dirigentes de cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Para Marcos Diaz, a realização da formação é a oportunidade de desenvolvimento na gestão das cooperativas.

“Os profissionais saem com muito mais conhecimento e acabam sendo agentes multiplicadores dessas boas práticas até a base das cooperativas. É uma missão do Sistema OCB/Sescoop-RJ proporcionar uma gestão cada vez mais eficiente e isso, consequentemente, passa pela qualificação de dirigentes e colaboradores”, argumentou o presidente.

O curso possui três módulos (empreendedorismo e sustentabilidade de cooperativas, planejamento organizacional de cooperativas e gestão socioeconômica de cooperativas), com carga horária de 144 horas/aula. Durante as aulas, serão abordados temas como o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

Após o fim dos três módulos, o profissional tem a opção de dar continuidade aos estudos, podendo ingressar no MBA em Governança e Sustentabilidade, promovido pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPM RIO), com carga horária de 400 horas/aula. O MBA é fruto de uma parceria entre o Sistema OCB/RJ e a universidade, uma das mais importantes do país, assinada em dezembro de 2016.

O presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra, afirmou que o Sescoop/RJ tem sido um importante parceiro do desenvolvimento da cooperativa. “Estamos buscando a excelência da forma de gerir a nossa instituição. Para isso, temos promovido inúmeras ações de capacitação e desenvolvimento de nosso trabalho, como o Formacoop, feito em parceria com o Sescoop/RJ. É uma oportunidade única, com possibilidade de um MBA. Queremos colaboradores e cooperados mais participativos na gestão”, afirmou o dirigente, acrescentando que, atualmente, a Unimed Volta Redonda movimenta mais de R$ 100 milhões.

O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, falou da necessidade de os cooperados estarem em contínua capacitação “Temos dirigentes mais preparados para liderar cooperativas, promovendo a renovação do quadro societário, algo que é sempre falado no cooperativismo”, falou Calixto.

Após a abertura, o professor Federico Zappi deu início à disciplina Empreendedorismo Coletivo: Comportamento organizacional, que compõe o módulo Empreendedorismo e Sustentabilidade de Cooperativas: “Estarei instigando para colocar as nossas experiências. Vamos fazer diferente e nos superar, onde todos compartilham conhecimento e ideias, centrada na vivência”, finalizou.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ