Cooperativismo presente em evento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Cooperativismo presente em evento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

A Cooperativa de Trabalho e Produção dos Catadores de Materiais Recicláveis de Irajá (Coopfuturo) ministrou, no dia 7 de junho, a palestra “Problemática do Lixo e Soluções Sustentáveis” a crianças, jovens e integrantes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), na sede da corporação, em São Cristóvão.

A atividade fez parte da programação do GM-Rio Sustentável, programa de sustentabilidade da Guarda Municipal. A iniciativa integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente (5 a 9/06), que contou com o apoio da Comlurb, da Fundação Parques e Jardins e envolveu diferentes setores e unidades operacionais, como a Gerência de Serviços Gerais, os grupamentos especiais de Ronda Escolar, Cães de Guarda e Defesa Ambiental, além da equipe do Lixo Zero, entre outros.

O GM-Rio Sustentável visou incentivar funcionários a adotarem práticas com consciência ambiental. O intuito foi orientá-los sobre a importância da separação do lixo reciclável em todos os setores, e da redução do desperdício de água, energia elétrica, papel e combustível.

Responsável pela palestra, a presidente da Coopfuturo, Evelyn Marcelede Britto, falou como o destino incorreto do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves consequências à população. Ela também abordou o processo de reciclagem, que propicia vantagens, como a preservação de recursos naturais, economia de energia, economia de transporte, geração de empregos e renda e, principalmente, a conscientização da população para as questões ambientais.

 

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ