Cooperativismo na abertura da Semana do Meio Ambiente

Cooperativismo na abertura da Semana do Meio Ambiente

A Cooperativa de Trabalho e Produção de Catadores de Materiais Recicláveis de Irajá (Coopfuturo) representou o cooperativismo na abertura da Semana do Meio ambiente, realizada no dia 5 de junho, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS) – Cidade Nova, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. Coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, as atividades vão até o próximo dia 11 e levarão uma série de ações de conscientização a várias regiões da cidade.

No primeiro dia, estandes de projetos sustentáveis, tanto do governo municipal – com os programas Hortas Cariocas, Mutirão de Reflorestamento e Agente Ambiental -, como de associações não governamentais, convidaram o público a conhecer práticas sustentáveis que podem mudar a realidade de uma cidade. Peças confeccionadas com lixo reciclável, receitas produzidas com sobras de alimentos e distribuição de mudas foram um dos destaques.

Participando à convite da Secretaria de Meio Ambiente, como reflexo do trabalho de coleta seletiva e limpeza do espaço onde ocorreu a 6ª edição do Green Rio, a Coopfuturo falou sobre conscientização ambiental e incentivo à coleta seletiva. Coube ao relações-institucionais da cooperativa, Mário Mendes, mostrar produtos reciclados a partir de embalagens longa-vida, e explicar as etapas da reciclagem: Coleta, Triagem, Classificação, até chegar ao produto final.

“Falamos com muitas crianças sobre a importância da reciclagem e de jogar o lixo no lugar correto. Assim, o planeta agradece”, disse Mário Mendes.

Agenda

A programação da Semana do Meio Ambiente continua, nesta terça-feira (06), com trilha no Morro da Urca e visita à horta escolar no EDI Gabriela Mistral, na Urca. Na quarta-feira (07), será realizada uma caminhada ecológica no Parque Natural Municipal do Marapendi. Na quinta-feira (08), o governo municipal fará o lançamento do Mapa Interativo Árvores Protegidas da Cidade do Rio de Janeiro, que mostra cerca de 80 árvores protegidas e tombadas do Rio. No mesmo dia, a população contará com a reabertura do Passeio Público do Rio de Janeiro.

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ