Cooperjovem tem parceria iniciada em Maricá

Cooperjovem tem parceria iniciada em Maricá

A cidade de Maricá comemorou na sexta-feira, dia 26 de maio, seus 203 anos de emancipação. E durante o dia festivo, a população recebeu uma grande notícia. O município vai aderir ao Cooperjovem. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) ocorreu durante o Desfile Cívico da cidade, que contou com a participação do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e do presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz.

Maricá será a terceira cidade do Estado a receber o Cooperjovem. Mendes e Vassouras, no Sul Fluminense, também possuem a iniciativa. Adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola, o Programa Cooperjovem está baseado na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. No Rio de Janeiro, o Sistema OCB/RJ conta com a parceria do Instituto Sicoob e das cooperativas Sicoob Cremendes e Sicoob Fluminense.

Na primeira fase serão capacitados 47 professores. Os profissionais terão papel fundamental no programa, pois serão eles que trabalharão o conteúdo em sala de aula a fim de envolver os alunos na cultura da cooperação. Findada a primeira parte, os estudantes, de forma lúdica, serão apresentados ao cooperativismo e à importância de trabalhar em conjunto.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, a sociedade precisa deixar de ser individualista, para trabalhar em conjunto. “Desde pequenos somos ensinados a pensar individualmente. A proposta do Cooperjovem é oposta. A ideia é fomentar a união, através do cooperativismo. Além de promover o desenvolvimento do cooperativismo na cidade, acreditamos que a iniciativa será a mola propulsora para o crescimento do município”, destacou Diaz.

Fabiano Horta, prefeito de Maricá, acredita que o Cooperjovem mudará a vida dos jovens da cidade. “Olhando para o futuro de Maricá, eu acredito que nós estamos conseguindo incorporar na garotada e na população um espírito de realização e de transformação, encontrando o caminho do desenvolvimento na transformação da sociedade”, comentou.

Também estiveram presentes na assinatura do TCT o vice-prefeito Marcos Ribeiro, a secretária de Educação, Adriana Luiza, o secretário de Economia Solidária, André Braga, a representante do ramo Educação junto ao Sistema OCB, Adelina Di Mare, o assessor da presidência da OCB/RJ, Adelson Novaes, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop-RJ, Valdinei Calixto e, representando o Sicoob Central Rio, o presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro.

Serviços Grátis

Durante o evento de emancipação de Maricá, o Sistema OCB/Sescoop-RJ participou de iniciativa gratuita, realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel. No espaço voltado ao cooperativismo, esteve presente a Uniodonto Duque de Caxias, que ensinou as crianças sobre a importância da higiene bucal. Através do Detran/RJ, as crianças e adultos viram a necessidade de serem educados no trânsito.

Confira as fotos:

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ