Fórum do Ramo Crédito discute ações para crescimento de cooperativas

Fórum do Ramo Crédito discute ações para crescimento de cooperativas

Dirigente de cooperativas de crédito participaram, em 24 de maio, do Fórum Permanente do ramo Crédito. Promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, o evento foi realizado no auditório da Unimed Federação Rio e também contou com a participação de integrantes do Banco Central do Rio de Janeiro.

O objetivo do Fórum foi disseminar boas práticas, promover a Intercooperação e discutir as resoluções do Banco Central do Brasil. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, abriu o debate. Segundo ele, o encontro é a oportunidade para nivelar as informações às cooperativas. “As cooperativas de Crédito continuam crescendo, mesmo em um cenário de crise econômica e, por isso, é importante sempre estarmos trocando experiências”, disse.

Em seguida, o representante do ramo Crédito no Rio de Janeiro no Sistema OCB e presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro, falou sobre o cooperativismo como fonte de desenvolvimento regional. Ele mostrou algumas das ações que estão sendo promovidas com o intuito de ampliar sua participação no mercado. “A cooperativa está promovendo a democratização do crédito à população. E hoje, os governantes municipais já entendem a participação das cooperativas”, comentou.

A fiscalização por parte do Banco Central do Brasil (Bacen), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e políticas de sucessão dos dirigentes em cooperativas de crédito também foram pautas do encontro. Sobre a fiscalização do Bacen, o gerente do Deorf, Alexandre Medeiros falou da evolução das resoluções normativas. E comentou sobre o futuro do segmento Crédito.

“As cooperativas precisam repensar seu quadro associativo, planejando o futuro. Além disso, é fundamental repensarem o modelo de negócio, estimulando demandas, aumentando eficiência, mitigando riscos e otimizando aplicações”, disse Alexandre, acrescentando que as instituições cooperativistas terão para frente novas mudanças e princípios.

SFN

A participação das cooperativas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a maior penetração das cooperativas nos grandes centros urbanos foram outros temas discutidos. Vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, frisou a importância de todos estarem cientes dos desafios. “O encontro foi a oportunidade de encontrarmos ações que visem o desenvolvimento do segmento, que vem crescendo nos últimos anos no Brasil”, disse.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ