Fórum do Ramo Crédito discute ações para crescimento de cooperativas

Dirigente de cooperativas de crédito participaram, em 24 de maio, do Fórum Permanente do ramo Crédito. Promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, o evento foi realizado no auditório da Unimed Federação Rio e também contou com a participação de integrantes do Banco Central do Rio de Janeiro.

O objetivo do Fórum foi disseminar boas práticas, promover a Intercooperação e discutir as resoluções do Banco Central do Brasil. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, abriu o debate. Segundo ele, o encontro é a oportunidade para nivelar as informações às cooperativas. “As cooperativas de Crédito continuam crescendo, mesmo em um cenário de crise econômica e, por isso, é importante sempre estarmos trocando experiências”, disse.

Em seguida, o representante do ramo Crédito no Rio de Janeiro no Sistema OCB e presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro, falou sobre o cooperativismo como fonte de desenvolvimento regional. Ele mostrou algumas das ações que estão sendo promovidas com o intuito de ampliar sua participação no mercado. “A cooperativa está promovendo a democratização do crédito à população. E hoje, os governantes municipais já entendem a participação das cooperativas”, comentou.

A fiscalização por parte do Banco Central do Brasil (Bacen), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e políticas de sucessão dos dirigentes em cooperativas de crédito também foram pautas do encontro. Sobre a fiscalização do Bacen, o gerente do Deorf, Alexandre Medeiros falou da evolução das resoluções normativas. E comentou sobre o futuro do segmento Crédito.

“As cooperativas precisam repensar seu quadro associativo, planejando o futuro. Além disso, é fundamental repensarem o modelo de negócio, estimulando demandas, aumentando eficiência, mitigando riscos e otimizando aplicações”, disse Alexandre, acrescentando que as instituições cooperativistas terão para frente novas mudanças e princípios.

SFN

A participação das cooperativas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a maior penetração das cooperativas nos grandes centros urbanos foram outros temas discutidos. Vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, frisou a importância de todos estarem cientes dos desafios. “O encontro foi a oportunidade de encontrarmos ações que visem o desenvolvimento do segmento, que vem crescendo nos últimos anos no Brasil”, disse.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ