Marcos Diaz se reúne com a nova diretoria da Unimed Federação Rio

Marcos Diaz se reúne com a nova diretoria da Unimed Federação Rio

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, esteve na sede Unimed Federação Rio, no dia 23 de maio, para uma reunião com a nova diretoria da Instituição, que tomou posse em março deste ano.

Compareceram o diretor-presidente da Unimed Federação Rio, Dr. Emilson Ferreira Lorca; o diretor financeiro, Dr. Oscar Silva Leite Pinto; o diretor de Mercado, Dr. Paulo Wesley Ferreira Bragança; o diretor Administrativo – Operacional, Dr. Gilson de Souza Lima e o diretor de Integração e Intercâmbio, Dr. Tales Azevedo dos Santos.

No encontro, intermediado pelo conselheiro do Sescoop-RJ e presidente da Unimed Centro Sul Fluminense, Dr. Sebastião Barbosa, foi discutida uma maior aproximação entre as entidades, através de ações em conjunto para fomento do cooperativismo no estado.

Marcos Diaz inicialmente apresentou o trabalho do Sistema OCB/Sescoop-RJ, que além de promover o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representando o movimento em todo território fluminense, formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação, gestão e liderança cooperativista.

Outro ponto debatido pelo presidente foi a divulgação do cooperativismo à sociedade. Segundo Diaz, as cooperativas fazem trabalhos importantes, principalmente voltados para o lado social, mas que não  ganham a dimensão adequada. Neste momento, os dirigentes da Unimed Federação Rio deram o exemplo do  Comitê Nacional de Sustentabilidade,  responsável pelo acompanhamento, disseminação e implantação da Política Nacional de Sustentabilidade no Sistema Unimed. Através desta Política, as Unimeds do país desenvolvem atualmente, mais de 1500 práticas relacionadas às questões socioambientais.

Também na visão do presidente Marcos Diaz, as Unimeds precisam ser reconhecidas como cooperativas. Para isso, o dirigente citou a necessidade do domínio.coop.

“Ouvimos muitas pessoas dizerem que não veem a Unimed como cooperativa. Um bom passo seria que todas as 21 Unimeds do estado do Rio tivessem o domínio.coop.”

Uma nova reunião entre os dirigentes, desta vez na sede do Sistema OCB/Sescoop-RJ, será realizada, em data a ser definida. Na ocasião estarão presentes os demais diretores da OCB/RJ.

Agenda Institucional do Cooperativismo

A Agenda Institucional do Cooperativismo, que busca que as especificidades das cooperativas sejam contempladas na legislação tributária brasileira, também foi tema do encontro. Marcos Diaz ressaltou a necessidade de os integrantes da Unimed Federação Rio terem pleno conhecimento do conteúdo, visto que o documento serve para pautar as principais ações do movimento cooperativista durante o ano de 2017.

 Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ