Congresso Brasileiro de Cooperativismo é debatido em encontro

Congresso Brasileiro de Cooperativismo é debatido em encontro

Dirigentes de Unidades Estaduais da OCB, na região Sudeste, participaram em 16 de maio, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ), de um Seminário Preparatório para o Congresso Brasileiro de Cooperativismo, previsto para acontecer no ano de 2018.  Contando com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o encontro discutiu quais os caminhos e demandas das Unidades Estaduais para o evento no próximo ano.

Em sua 14ª edição – a última foi em 2010 – o Congresso pretende promover ampla mobilização e participação ativa dos associados das cooperativas brasileiras, para que, por meio da representatividade de sua Organização Cooperativa Estadual, alcancem os objetivos, como buscar formas de aprimorar as diretrizes e horizontes da relação política e institucional do sistema cooperativista.

Também são propostas do encontro o aprimoramento de mecanismos que fortaleçam e promovam a sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo e a definição de propostas para o fortalecimento, conformidade e sustentação econômico-financeira das cooperativas e das organizações das cooperativas nos estados e no Distrito Federal.

Anfitrião do evento, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, agradeceu a presença de todos e disse que o Congresso será “um importante espaço de discussão do cooperativismo, tendo em vista os desafios dos próximos anos”.

Já Márcio Lopes de Freitas, dirigente do Sistema OCB, apresentou questões que envolvem o movimento cooperativista em âmbito nacional. “O Congresso acontecerá em um período eleitoral e de mudança de governo. Precisamos que os temas sejam bem definidos para serem levados em discussão”, comentou.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ