Sistema OCB/RJ promove palestra sobre Educação Financeira

Sistema OCB/RJ promove palestra sobre Educação Financeira

Como controlar os gastos com o cartão de crédito? Como economizar aquela graninha? Como planejar os sonhos da família? Estas e outras perguntas foram respondidas hoje,  16 de maio, na palestra sobre Educação Financeira, promovida pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ a seus colaboradores e diretores. A atividade fez parte da Campanha do Dia C.

O tema Educação Financeira foi uma das 7 opções mais votadas no Varal de ideias elaborado pelo setor de Promoção Social, para junto ao corpo técnico da instituição, criar ações voltadas aos públicos interno e externo.

Coube ao vice vice-presidente da OCB/RJ e presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito Urbano – FENACRED, Jorge Meneses, conscientizar os participantes a fazerem bom uso do dinheiro.

Meneses fez um paralelo entre saúde financeira e qualidade de vida, afirmando que o desequilíbrio nas finanças reflete no bem-estar do cidadão.  Além disso, destacou que planejar, pesquisar e controlar, são verbos que devem ser conjugados diariamente:

“Vejo as pessoas reclamando da falta de dinheiro. Mas isso não tem relação com o salário do indivíduo. Conheço casos de profissionais que têm renda cinco vezes maior do que outros, mas vivem endividados. Porque? Porque não criam metas, não pedem descontos no momento da compra, não pesquisam e , principalmente, não controlam seus gastos, consumindo de forma exagerada”.

Agenda

A próxima ação do Varal de Ideias será o “Abraço Grátis”, dia 22 de maio, em frente ao prédio onde está localizado o Sistema OCB/RJ – Av. Presidente Vargas – 583- Centro – Rio de Janeiro.

Mais informações: promocaosocial@sescooprj.coop.br

 

Reportagem: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ