Prazer, somos cooperativismo!

Prazer, somos cooperativismo!

O Green Rio terminou neste sábado, 13 de maio, com saldo para lá de positivo para as cooperativas do Rio de Janeiro. A qualidade dos produtos demonstrados pelas instituições durante os três dias de evento chamou a atenção do público que passou pelo estande do cooperativismo. CoopCarmo, Chave Real, Cooxupé, Unacoop, Coopfuturo, Macuco, Mistura Carioca, Sicoob Fluminense e Unimev Rio foram algumas das instituições marcaram presença.

Em 2017, o Green Rio teve, pela primeira vez, uma participação mais forte do cooperativismo, com a participação do Sistema OCB e do Sescoop/RJ. O intuito, segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, foi apresentar ao público o trabalho realizado pelas cooperativas nos seus mais diversos segmentos.

“O saldo foi positivo, com o estande cheio durante quase todo o evento. Muitas pessoas se espantaram com a excelente qualidade dos produtos expostos. Isso foi o mais recompensador, pois temos trabalhado arduamente em promover o desenvolvimento do cooperativismo em terras fluminenses e, claro, no Brasil”, afirmou.

Elza Miranda, visitante da feira, adorou os produtos das cooperativas. Ela provou a manteiga e os queijos da centenária marca Relógio, de propriedade Cooperativa Agropecuária de Carmo. “Os produtos são deliciosos, de ótima qualidade e que nos dá com uma sensação indescritível. Quero ir à região e trazer produtos para minha casa”, elogia.

Regina Cohen Barros também esteve no espaço do cooperativismo. “O desenvolvimento da população parte da coletividade e a melhor forma de se chegar a isso é através do cooperativismo”, comentou.

A Coopfuturo, por exemplo, chamou a atenção de visitantes holandeses. Ferrie Hattun, da Saxion University, viu alguns dos materiais feitos pela cooperativa, com itens reaproveitados. Telhas, vassouras, porta-canetas, entre outros materiais empolgaram o visitante, que programou uma visita à sede da cooperativa, na Central de Triagem de Irajá.

“Foi importante conhecer o trabalho de reaproveitamento de itens que iriam para o lixo. Isso me chamou minha atenção e quero conhecer como é toda a cadeia produtiva da Coopfuturo”, afirmou Ferrie, que integrava uma comitiva com outros profissionais holandeses.

Cooperativas

Se para o público, o que foi apresentado era fantástico, para os dirigentes de cooperativas expositoras, o retorno foi acima do esperado. Para o presidente da Mistura Carioca, Josué Elias, estar no Green Rio é um acontecimento ímpar e a oportunidade de apresentar as peças criadas ao público.

“Bijuterias, quadros, bolsas e outros materiais foram alguns dos materiais expostos pelos nossos artesãos. A proposta do evento é a sustentabilidade e nós temos isso em nossa essência. Muita gente ficou interessada em nossos trabalhos e é dignificante ver o público interessado em nossas peças”, afirmou Josué, acrescentando que a cooperativa possui 22 cooperados.

Maria do Carmo Sertã é presidente da Cooperativa Agropecuária de Carmo. A satisfação pelos elogios recebidos aos produtos estava explícito. “Quem não fica, não é?”, brincou. A cooperativa, localizada na Região Serrana, levou ao Green Rio queijo minas frescal, queijo parmesão, requeijão, doce de leite e manteiga – produto que já foi eleito o melhor do estado.

“O Green Rio foi a oportunidade de apresentar um produto diferenciado, de qualidade e saudável, sem contar que é uma possibilidade de novos negócios. A cada elogio recebido, a minha sensação é a de que estamos trilhando o caminho correto e nos motiva a continuar o nosso trabalho, sem perder a qualidade”, finalizou a dirigente.

Fomento ao Cooperativismo

Durante o Green Rio 2017, o estande do Sistema OCB e do Sescoop/RJ recebeu a visita de representantes de diversas esferas públicas. O vereador da cidade de Areal, Gutinho Bernardes, conversou com o presidente Marcos Diaz e a assessora da presidência, Sabrina Oliveira, sobre a possibilidade de fomento de cooperativas na cidade. Após conversas iniciais, em breve serão marcados novos encontros sobre o tema.

Confira as fotos:

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ