Painel destaca papel do cooperativismo em cidade do Rio de Janeiro

Painel destaca papel do cooperativismo em cidade do Rio de Janeiro

O presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro, participou no dia 12 de maio, durante o Green Rio 2017, do painel “Mercados Verdes e Compras Sustentáveis”. Além do dirigente, estiveram na conversa Cristina Cuiabália, gestora da Reserva Particular de Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, e Frank Kraemer, da GIZ do Brasil, empresa que atua para o fim do desmatamento da Amazônia. O Green Rio acontece até o sábado, 13 de maio, na Marina da Glória.

Durante sua fala, Neilton destacou o surgimento do Sicoob Fluminense, que tem sua sede localizada em Campos dos Goytacazes. Ele comentou a importância de a sociedade estar inserida em cooperativas. “Os bancos cooperativos oferecem serviços aos associados e as sobras retornam aos sócios. Que banco privado faz isso com os seus correntistas? Nenhum. Por isso, as cooperativas são a melhor forma de desenvolvimento da sociedade”, disse.

Um caso interessante foi apresentado por Neilton durante o painel: a inauguração de um ponto de atendimento da cooperativa em São Francisco do Itabapoana. A região possuía um único banco, que após 36 anos deixou a localidade, prejudicando diversas pessoas. A cooperativa, aproveitando o vácuo deixado, comprou o espaço e inaugurou uma agência na cidade.

“As pessoas ficaram temerosas pelo fato de ficarem sem um banco. Quando chegamos, foi organizada uma grande solenidade de inauguração. O antigo banco tentou voltar, mas a população preferiu continuar investindo no próprio banco que são donos. A cidade também cresceu desde então, e estamos mudando a vida da localidade”, comentou.

Ao fim do encontro, o presidente do Sicoob Fluminense afirmou que a cooperativa está trabalhando para democratizar o crédito à população.

Sicoob Fluminense no Green Rio 2017

A cooperativa de crédito, que é de livre admissão, esteve no estande do cooperativismo apresentando alguns dos serviços prestados pela cooperativa, assim como os benefícios de tornar-se associado de uma instituição cooperativista financeira.

Confira as fotos:

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ