Cooperativas mostram sua força no Green Rio 2017

Cooperativas mostram sua força no Green Rio 2017

O cooperativismo é um dos motores da economia brasileira, que tem a agricultura como uma das suas forças. Até o próximo sábado, 13 de maio, o público pode conhecer produtos dos mais variados segmentos cooperativistas no Green Rio 2017, que ocorre na Marina da Glória. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira, 11 de maio, e contou com a presença de personalidades do segmento agropecuário, de biotecnologia, cooperativista, entre outros.

O Sistema OCB e o Sescoop/RJ são apoiadores e montaram um estande no local, onde as cooperativas, Macuco, CoopCarmo, Mistura Carioca, Sicoob Fluminense, Coopfuturo, Unacoop, Unimev Rio, Cooxupé e Coopjarp estão apresentando e oferecendo seus produtos ao público. Café, Leite, achocolatados, queijos, manteiga, além de serviços bancários e de medicina veterinária são alguns dos itens e produtos disponibilizados. Além disso, caberá à Cooperativa de Trabalho e Produção de Materiais Recicláveis de Irajá, Coopfuturo, realizar todo o serviço de limpeza e coleta seletiva do evento

Os laticínios produzidos pelas Cooperativas Agropecuárias de Carmo (CoopCarmo) e de Macuco chamaram a atenção do público pela qualidade, assim como o café produzido pela Cooperativa Agropecuária de Guaxupé (Cooxupé), uma das maiores exportadoras da comodities no Brasil. Anderson Sá, 30 anos, passou pelo estande do cooperativismo e se impressionou.

“Já tinha ouvido falar das marcas, mas tinha receio em comprar. No entanto, ao experimentar fui surpreendido pela qualidade e pelo sabor dos produtos. A manteiga da Relógio (marca da CoopCarmo e que completa 100 anos) é mais deliciosa do que a que compro tradicionalmente. E falo o mesmo da Evolutto (marca da Cooxupé) e da Leites Macuco. Já quero leva-los para casa”, disse.

Outra visitante foi Cássia Andrade, 35 anos. Pela primeira vez no Green Rio, conheceu os produtos feitos por cooperativas. Ela se encantou com as bijuterias e outros materiais produzidos pela Mistura Carioca. “Com os materiais reaproveitados, os cooperados criaram peças lindas. Fiquei encantada e adorei a iniciativa da Mistura Carioca”, afirmou.

A Casa do Cooperativismo recebeu visitas ilustres, como a do coordenador do Centro de Agronegócio da FGV (GV Agro) e embaixador especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues, e a do presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, que também participaram da abertura do encontro.

“O cooperativismo no Brasil é ainda pouco explorado, se comparado com outros países. No entanto, acredito na capacidade do segmento como organizador da sociedade, promovendo o desenvolvimento social. O que vemos no estande do Sistema OCB e do Sescoop/RJ são exemplos positivos do que o cooperativismo brasileiro promove em suas mais diversas cidades”, comentou o embaixador, acrescentando que as cidades que possuem cooperativas têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhor que municípios sem instituições cooperativistas.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, elogiou o espaço e afirmou que é preciso as cooperativas exporem cada vez mais seus produtos ao público. “Durante muitos anos, só falávamos para dentro, não obtendo resultado nas ações produzidas. Hoje, o cenário é diferente e estamos buscando novos públicos, apresentando o que é produzido. O espaço do cooperativismo veio justamente para fortalecer a presença de nossas marcas no mercado” divagou o dirigente.

Participação do cooperativismo

O cooperativismo, pela primeira vez, participa mais ativamente do Green Rio 2017. Segundo Maria Beatriz Martins Costa, diretora da Planeta Orgânico – idealizadora do evento -, o segmento econômico tem uma forte presença no agronegócio e promove o desenvolvimento de cidades e da sociedade. “Fico muito contente pela participação do Sistema OCB e do Sescoop/RJ no evento. Acredito que as cooperativas têm muito a oferecer para a sociedade”, falou.

O Green Rio vai até o próximo sábado, dia 13, mas nesta sexta-feira, dia 12, o presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro, a partir das 14h30, estará em uma palestra sobre crédito ao pequeno produtor. Quem visitar a feira também poderá conhecer a campanha para arrecadação de pilhas, vídeos sobre reciclagem com a Coopfuturo e o Dia de Cooperar (Dia C). A Green Rio 2017 acontece na Marina da Glória, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Confira as fotos:

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ