Iniciativa promove a educação financeira pessoal

Iniciativa promove a educação financeira pessoal

Natasha do Rosário, 25 anos, está com algumas dívidas adquiridas no ano passado. Em 8 de maio, no Largo da Carioca, a vendedora recebeu instruções sobre como fazer para estar com as finanças em dia e, principalmente, ter uma vida mais tranquila. “Estava um tanto quanto desesperada, buscando outros trabalhos para complementar a renda e poder pagar o que devo. Com a consultoria, vi que não preciso trabalhar direto, mas me controlar com o que ganho. É interessante perceber que uma pequena atitude pode mudar tudo”, afirmou.

A vendedora foi uma das diversas pessoas atendidas no primeiro dia do evento “Consultoria Financeira”, promovido pelo Instituto Sicoob e Sicoob Central Rio, com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro (Sescoop/RJ). A iniciativa faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira e do Dia de Cooperar (Dia C) 2017.

A ser realizado até a próxima sexta-feira, dia 12, os planejadores e voluntários do Instituto Sicoob realizarão também atendimentos individualizados para a população, para tirar dúvidas sobre organização do orçamento, cálculo de juros e dar dicas sobre possíveis problemas, endividamentos e outros assuntos ligados à educação financeira. Além disso, os clínicos financeiros farão atendimentos exclusivos, de 30 minutos cada, de 10h30 as 16h.

Presente à abertura do evento, a Diretora Operacional do Sicoob Central Rio e do Instituto Sicoob, Nábia Jorge, afirmou que ações, como a “Consultoria Financeira” são necessárias para divulgar a importância do cooperativismo para a sociedade. “É nosso papel também ajudar a população a lidar com suas questões financeiras, já que os pilares do Instituto Sicoob e do segmento cooperativista são baseados também em interesse pela comunidade e educação financeira”, contou a executiva.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, prestigiou o evento. “A realização desta ação, em uma das regiões com maior movimento no Centro do Rio, e a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas pelos voluntários do Instituto Sicoob e Sicoob Central Rio mostram que o cooperativismo financeiro está disposto à auxiliar a sociedade em busca de uma condição socioeconômica digna e saudável”, afirmou o dirigente.

Também estiveram presente ao evento o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, e os assessores da presidência, Adelson Novaes e Carlos Piragibe.

O evento

O “Consultoria Financeira” acontecerá até a próxima sexta-feira, 12 de maio, no Largo da Carioca, Centro do Rio. As palestras de Educação Financeira acontecerão às 09h, 10h, 12h30 e 14h. Já às clínicas Individualizadas serão realizadas das 10h às 16h.

Fotos:

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ