Sescoop/RJ começa nova turma do Formacoop

Sescoop/RJ começa nova turma do Formacoop

O Sistema OCB/Sescoop-RJ promoveu no dia 4 de maio, em seu auditório, a abertura da mais nova turma do Formacoop. A capacitação tem como meta promover a gestão profissionalizada e o fortalecimento de colaboradores e dirigentes de cooperativas do estado do Rio de Janeiro. O novo grupo de cooperativistas possui cerca de 30 profissionais, entre dirigentes e cooperados.

O Formacoop tem sua metodologia atualizada constantemente e terá três módulos, com carga horária de 144 horas/aula. As disciplinas abordarão o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

Esta turma possui uma novidade. Aqueles que desejarem dar continuidade aos estudos, a partir da formação no curso, poderão ingressar no MBA em Governança e Sustentabilidade, promovido pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPM RIO), com carga horária de 400 horas/aula. O MBA é fruto de uma parceria entre o Sistema OCB/RJ e a universidade, uma das mais importantes do país, assinada em dezembro de 2016.

Satisfeito com os frutos colhidos em turmas anteriores, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, afirmou que o Formacoop é a chance de progresso na gestão das cooperativas.

“Temos buscado promover sempre o investimento no conhecimento do cooperado a respeito do segmento que estão inseridos. É uma certeza o fato dos cursistas saírem com muito mais conhecimento, sendo replicado na base da cooperativa. Além de gerir a cooperativa de forma mais profissional, o desejo da instituição é que os cursistas sejam multiplicadores do cooperativismo, mostrando a paixão de estarem inseridos neste modelo econômico”, comentou Diaz.

O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, disse que a qualidade do curso é um dos diferenciais da formação. “Queremos promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista. Graças ao Formacoop, já temos muito mais dirigentes capacitados para liderar cooperativas. E queremos aumentar o número de profissionais capacitados”, finalizou Calixto, acrescentando que em breve a região Centro Sul Fluminense terá uma turma do Formacoop a ser iniciada.

Adelina Di Mare, representante do ramo Educacional e presidente da cooperativa Tupambaé deu seu testemunho – ela participou da turma findada no início de 2017 – e incentivou os integrantes a estarem nas aulas. “Essa é uma oportunidade de ouro que nos está sendo dado, pois sempre somos perguntados sobre nossos conhecimentos em cooperativismo. Se antes era difícil conseguir, agora temos à nossa disposição. O Formacoop é uma vitória do sistema cooperativista e, portanto, temos que nos empenhar muito”, falou.

Estiveram presentes na abertura o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, e os conselheiros do Sescoop/RJ, Dr. Sebastião Barbosa e Severino Vicente.

Reportagem: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ