Cooperativa se aperfeiçoa em busca de prêmio nacional

Cooperativa se aperfeiçoa em busca de prêmio nacional

O retorno do Rio de Janeiro ao pódio em premiações nacionais, no ano passado, com o terceiro lugar da Cooperativa Agropecuária de Macuco, no Prêmio SOMOSCOOP, vem estimulando cooperativas a participarem de outras competições. É o caso da Unimed Três Rios, que participou de treinamentos com vistas ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. O último aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, na sede da cooperativa.

O treinamento foi dado pelos representantes dos Escritórios Regionais do Cooperativismo do Sescoop/RJ, Silvio Bruno (Centro Sul Fluminense) e Márcio Fernandes (Serrana). O objetivo foi, em conjunto realizar orientações e treinamento para desenvolvimento do Plano de Melhoria na Gestão da cooperativa, com base nos índices do Programa de Gestão do Desenvolvimento de Cooperativas (PDGC), a fim de alcançar a qualidade e a competitividade da instituição por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança

Acompanharam diretamente os trabalhos a Analista de RH, Rita Paes Leme, o Gerente Administrativo, Márcio Pereira, e Ignácio Tepedino, do Controle Interno, com o aval da Diretoria. A Cooperativa tem 141 Cooperados, 60 colaboradores e 15 mil usuários e adota práticas de gestão e sustentabilidade que merecem o devido reconhecimento.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ vê com animação o fato das cooperativas estarem dispostas à participarem de premiações nacionais. “Para o Sistema, é um orgulho ver a retomada do desenvolvimento das cooperativas e, consequentemente, a participação em eventos que estimulam ações dentro das instituições. O trabalho não tem sido fácil, mas com dedicação e força de vontade o cooperativismo fluminense está retomando sua participação no estado”, afirmou o presidente.

O Prêmio

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é realizado a cada dois anos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A premiação reconhece as melhores práticas de gestão e governança, contribuindo para o desenvolvimento do cooperativismo no país. Em 2017, as cooperativas serão avaliadas em três níveis de maturidade no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos critérios para concorrer: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ