Região Centro Sul Fluminense recebe o Dia C de braços abertos

Região Centro Sul Fluminense recebe o Dia C de braços abertos

O Dia de Cooperar (Dia C) promove o desenvolvimento sustentável das comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Realiza a intercooperação. Transforma vidas. De ações isoladas a programas contínuos, a iniciativa é uma importante ferramenta de transformação socioambiental do país. Este ano lançado regionalmente, no dia 24 de abril foi a vez do Sul Fluminense receber o Sescoop/RJ para a apresentação.

O lançamento ocorreu no Hotel Colonial, em Barra do Piraí, e contou com a presença de representantes de 12 cooperativas. O presidente da Unimed Centro Sul Fluminense e conselheiro do Sescoop-RJ, Dr.Sebastião Carlos Lima Barbosa falou aos participantes que “o cooperativismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento regional e que as cooperativas possuem muitas ações com resultados positivos que podem servir de exemplo para a sociedade”, disse.

Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, afirmou que a iniciativa é um estímulo à intercooperação e transformação social. “A reflexão é analisar o que estamos deixando como legado para a região onde está a cooperativa e para as famílias”, afirmou.

A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, mostrou a importância da iniciativa para a sociedade, como e com quais projetos as cooperativas podem aderir. “O Dia de Cooperar promove ações transformadoras, que mudam a vida das pessoas. O programa também incentiva as instituições cooperativistas a abraçarem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse.

Em seguida, o assessor de comunicação da Unimed Centro Sul Fluminense, Leonardo Canavez, explicou como foi a organização do Dia C em 2016, apresentando cada passo do processo até sua concretização. “Mostramos os valores cooperativistas, promovendo atitudes voluntárias de todos os envolvidos na ação. Foi uma construção conjunta: da escolha do local até quais as instituições participariam”, detalhou.

Norma Rosa, da Unimed Barra Mansa, também mostrou como foi a ação no ano passado, realizado durante o Encontro de Secretárias na cooperativa. “Em um grande evento ou em pequenas ações pontuais, o Dia de Cooperar auxilia no descobrimento das boas atitudes do cooperativismo”, disse.

O representante do Sescoop/RJ no Sul Fluminense, Silvio Camargo Bruno, apresentou as cooperativas que prestigiaram o evento e destacou que a “intercooperação faz com que as pessoas possam se conhecer melhor para desenvolver negócios em conjunto”.

Também presente ao evento, o secretário de Agricultura de Barra do Piraí e cooperado da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, José Mauro, falou das transformações oriundas de ações cooperativistas, agradecendo o apoio da OCB/RJ na atenção pela região.

Participaram representantes das cooperativas Educar, Propescar, Sicred Barra Mansa, Comunicoop, Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Uniodonto Sul Fluminense, Cooperativa Alimentar, Casmadin, e as Unimeds Barra Mansa, Resende, Centro Sul Fluminense e Volta Redonda.

No estado do Rio de Janeiro os lançamentos regionais passaram pelas cidades de Bom Jardim (na Região Serrana), Campos (no Noroeste) e Araruama (na região dos Lagos). No dia 27 de abril será a vez da região Metropolitana. #somoscooperativismo

Fotos:

Leonardo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/Sescoop-RJ