Esporte, interação e solidariedade: Dia C inicia no Rio de Janeiro

Esporte, interação e solidariedade: Dia C inicia no Rio de Janeiro

O Sistema OCB/RJ deu o pontapé inicial na Campanha do Dia de Cooperar no Estado em evento realizado no dia 8 de abril,  no Centro Social Euclides Barreto, de propriedade da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral). Durante o encontro, foi promovido um campeonato de futebol solidário, e cada participante levou alimentos não-perecíveis e peças de roupas. Cerca de 100Kg de alimentos foram arrecadados e serão doados ao Lar Fabiano de Cristo, de Araruama, instituição que abriga crianças e jovens sob a guarda da justiça.

Este é o primeiro ano em que o Dia de Cooperar é lançado de forma regional no estado do Rio de Janeiro. Até então, os lançamentos ocorriam somente na capital fluminense. O próximo será em 18 de abril, em Campos dos Goytacazes. Dia 20 de abril, o Dia de Cooperar desembarca em Bom Jardim, na Região Serrana. Já no dia 24, será a vez do Sul Fluminense, em evento na cidade de Barra do Piraí. Para fechar, no dia 27, Região Metropolitana.

Representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, afirmou que o Dia de Cooperar (Dia C) é um estímulo para aqueles que amam o cooperativismo mostrarem a força do segmento na sociedade. “É uma grande satisfação promover esta campanha que já deu mostras de que o como o cooperativismo é capaz de mudar vidas para melhor”, afirmou

O presidente da Ceral, Sérgio Vargas Barreto, afirmou que os valores da Campanha do Dia C estão no DNA da cooperativa: “Durante as três últimas edições do Dia de Cooperar realizamos inúmeros eventos, como Doação de sangue, entrega de donativos, entre outros.  Desde o início do ano, temos este Centro Social e, com certeza, mais ações sociais para a comunidade serão promovidas”, disse Barreto.

A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, explicou a fundamentação teórica do Dia C, sua importância para a sociedade, entre outros tópicos. “A essência do Dia de Cooperar é promover ações duradouras que possam
transformar, mudar e mover as pessoas para melhor. É fundamental que as cooperativas identifiquem as potencialidades para desenvolver seus projetos”, comentou Cristiane, acrescentando que o programa incentiva as instituições cooperativistas a abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas  (ONU).

Também participaram da solenidade o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, a representante do ramo Educacional do Rio de Janeiro junto ao Sistema OCB, Adelina Salles, e o representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Lagos, Jorge Pecly. Entre as cooperativas, marcaram presença representantes da Ceral, Cerci, Coopban, Coopaba,  Coopetban, Coopergeribá, Macaescolar, Coopeq e Comunicoop.

Futebol Solidário

A Macaescolar sagrou-se campeã do torneio, com a Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras Itaboraí (Cerci) em segundo lugar e a  Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral) ficando na  terceira posição.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ