Práxis em Cooperativismo forma quarta turma

Práxis em Cooperativismo forma quarta turma

“O cooperativismo tem tudo para alavancar a economia local e dias melhores acontecem quando as pessoas são capacitadas” – Cláudio Meirelles, presidente da CoopBama

“Somos multiplicadores do conhecimento cooperativista. Precisamos inserir essa cultura como uma mudança diária em nossas vidas” – Alex Oliveira, presidente da Casmadim

“Identifico-me com a filosofia cooperativista, apesar de conhecer pouco o setor. É um aprendizado enorme, com excelente troca de conhecimentos” – Daniele Rocha, aluna

“Percebo que o cooperativismo dá certo quando há junção de pessoas em prol de um mesmo ideal. É importante mudar o paradigma do que é falado sobre o cooperativismo” – Almir Almeida, aluno

Estes foram alguns dos depoimentos de participantes da quarta turma do curso Práxis em Cooperativismo – Ênfase em Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, entre os dias 3 e 6 de abril na sede da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa (CoopBama). A capacitação foi destinada a 35 profissionais que buscam o aperfeiçoamento no cooperativismo para ingressarem como instrutores dos cursos promovidos pelo Sescoop/RJ. Dentre os participantes, estavam também professores que atuam no Sebrae.

A instituição já certificou, desde outubro do ano passado, mais de 60 profissionais sobre os valores, princípios e fundamentos do sistema cooperativista.

Para o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, os instrutores deverão transmitir aos alunos conteúdos que atendam às necessidades de gestão e governança das cooperativas. “Práxis é multiplicar o conhecimento, e investimos nesse projeto para que todos saiam ganhando com novos e adequados conhecimentos”, afirmou.

O instrutor do Práxis foi o professor Helmut Egewarth, com 35 anos de experiência em educação cooperativista. Para ele, “compartilhar o conhecimento é fundamental”. Novas lideranças com conhecimento cooperativista são formadas nesse contexto. Helmut completou: “As pessoas universalizam o conhecimento, mas todos são capazes de transmitir adequadamente as informações”.

O secretário de Agricultura de Resende e representante nacional do ramo Agropecuário no Rio de Janeiro, Alberto Figueiredo, participou do encerramento e afirmou: “Precisamos de uma nova juventude de instrutores no sistema cooperativista e o Práxis é um excelente caminho para reafirmar que o cooperativismo é o sistema mais funcional que divide igualmente as riquezas”.

Ao receber o curso nas instalações da CoopBama, o presidente Cláudio Meirelles ressaltou que é importante colaborar com o desenvolvimento e a capacitação profissional dos multiplicadores do conhecimento.

Veja galeria de fotos clicando aqui.

Fonte: Leo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ