Sescoop-RJ promove primeira capacitação à cooperativa recém-constituída

Sescoop-RJ promove primeira capacitação à cooperativa recém-constituída

O Sescoop-RJ, através do setor de Formação Profissional, trabalha diariamente para promover cursos a empregados, dirigentes e associados de cooperativas. Somente no ano passado, mais de duas mil pessoas foram capacitadas pela instituição em todo o estado. Assim como em 2016, neste ano a ideia é levar os treinamentos para os diversos municípios fluminenses, identificando as necessidades de cada cooperativa.  E foi na cidade de Volta Redonda que os representantes da Cooperativa de Bancários do Sul Fluminense (Coopalimentar) – constituída em 2016, tiveram o primeiro contato com os cursos de capacitação do Sescoop-RJ.

No encontro, conduzido pelo analista do Sescoop -RJ, Silvio Bruno, foram abordados os princípios, os valores, a história e a estrutura do cooperativismo, além do papel do Sistema OCB e suas estratégias. Os elementos para criação de cooperativas, suas diferenças para as outras organizações, a  Lei Cooperativista 5.764/71 e demais legislações também foram temas do curso.

Como de praxe, Silvio Bruno apresentou os Programas do Sescoop, de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) e de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC).

Agenda

Fazem parte da agenda da cooperativa as participações no Encontro Técnico do Ramo Consumo  (12/04), no lançamento do Dia C na Região Centro Sul Fluminense (24/04) e no Curso de Qualificação para Cargos dos Conselhos Fiscal e Administrativo de Cooperativas (06/05).

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ