Sistema OCB/Sescoop-RJ realiza ações com cooperativas do Sul Fluminense

Sistema OCB/Sescoop-RJ realiza ações com cooperativas do Sul Fluminense

O Sistema OCB/Sescoop-RJ segue engajado em fomentar o Cooperativismo em todas as regiões do estado. Nos meses de fevereiro e março, o setor de Monitoramento e Desenvolvimento da instituição orientou as cooperativas do Sul Fluminense quanto à forma correta de organização para encerramento de Balanços Patrimoniais, realização de assembleias e atualização de dados cadastrais através do Sistema Nacional de Autogestão das Cooperativas (SINAC).

O SINAC é uma plataforma web do Programa Acompanhamento de Gestão de Cooperativas (PAGC), que consiste em um banco de dados onde são cadastradas todas as informações das cooperativas. Antes compiladas em planilhas, hoje as informações do PAGC são encontradas online, uma forma de dar agilidade e transparência ao processo.

Foram visitadas as cooperativas educacionais ACEC, Educar e Cooperar, a cooperativa de Crédito Cremendes, as cooperativas de Saúde Uniodonto Resende e Uniodonto Sul Fluminense, além da cooperativa de trabalho Cooproalt. Ao todo, 47 cooperativas estão registradas na região Centro Sul Fluminense.

O representante do Escritório Regional do Cooperativismo (ERC)/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, foi o responsável pelas visitas, onde realizou ações diversas de aplicação dos programas da diretriz Nacional de Monitoramento, POC, PAGC e PDGC. Algumas cooperativas pretendem concorrer ao Prêmio SESCOOP de Excelência em Gestão, com inscrições abertas até 28 de abril, e estarão recebendo nova visita neste mês.

Dentre outras atividades, Silvio Bruno também acompanhou assembleias de cooperativas filiadas, como a Ceduc, a Propescar, Garça Branca, Capsil, Cootam e a Coopbama. Na ocasião, o representante fez o convite para todas as cooperativas participarem do Lançamento do Dia “C” Regional, na cidade de Barra do Piraí, uma ação que está sendo apoiada pela Unimed Centro Sul Fluminense e que ocorrerá no dia 24 de abril.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ