Lançamento do Dia C no Rio de Janeiro será itinerante

Lançamento do Dia C no Rio de Janeiro será itinerante

Percorrer mais de 720km pelo território fluminense. Este é o desafio e também a novidade que o Sistema OCB/RJ preparou para o lançamento da Campanha do Dia de Cooperar 2017 (Dia C). De 8 a 27 de abril a instituição vai da Região dos Lagos à Metropolitana, passando pela Serrana, Norte/Noroeste e Centro/Sul Fluminense a fim de dar o pontapé inicial nesta grande rede cooperativista de voluntariado, que neste ano está vinculada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O primeiro lançamento será no dia 8 de abril  na sede da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama e terá, entre outras atrações, um mini-torneio de futebol. A entrada será 1kg de alimento e uma peça de roupa, para serem doados a instituições carentes do município.

De lá, o Sistema botará o pé na estrada para percorrer 207 km até Campos dos Goytacazes, no Norte/Noroeste. Em 18 de abril as cooperativas serão apresentadas à Campanha e conhecerão cases de sucesso das edições anteriores.

No dia seguinte e 170km depois, será a vez de Bom Jardim, na Região Serrana. O Galpão Cultural da cidade, espaço dedicado à cultura no município vai receber o Dia de Cooperar.

A próxima parada, em Barra do Piraí, já no Centro Sul Fluminense – distante 210km de Bom Jardim – está marcada para 24 de abril.  No encontro, presidentes e representantes das áreas sociais das cooperativas são aguardados para um dia de muito trabalho, mas também de grande interação.

Para completar os mais de 720km, o destino final: a capital, Rio de Janeiro. em 27 de abril. A apresentação Teatral “A cooperação está em Nós”, promete envolver os participantes em uma mesma corrente do bem. Além disso haverá uma palestra sobre  os 17 ODS.

Segundo a coordenadora de Promoção Social do Sistema OCB/RJ, Cristiane Quaresma, o Lançamento Itinerante surgiu para disseminar a cultura do Dia de Cooperar (Dia C) em outras cidades.

“Os lançamentos regionais têm o objetivo de unir forças entre as cooperativas e parceiros locais, para serem criados projetos contínuos e de grandes proporções.”, disse Cristiane, que também destacou a estratégia que será usada este ano para mobilizar as cooperativas:

“A expectativa é estarmos cada vez mais próximos nas ações desenvolvidas pelas cooperativas, fazendo com que as que ainda não aderiram, consigam  identificar pontos fortes e parceiros para a realização de ações pautadas nos ODS, gerando resultados positivos para todos os envolvidos”, explicou.

Com um Escritório do Cooperativismo em cada uma das cinco regiões do Estado, o Sistema OCB/RJ vai utilizar o lema da Campanha do Dia de Cooperar 2017, “Atitudes Simples movem o mundo” para inserir a semente do voluntariado em cada uma das cooperativas e promover ações em conjunto.

Inscrições:

As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: promocaosocial@sescooprj.coop.br

Agenda:

Lançamento do Dia C na Região dos Lagos

Data: 8 de abril

Horário: 9h

Local: Sede da Cooperativa Ceral – Estrada Velha de Rio Bonito – S/N -Paracatú – Araruama – RJ

Lançamento do Dia C na Região Norte/Noroeste

Data: 18 de abril

Horário: 9h

Local: Sicoob Cred Rio Norte – Rua Dr. Siqueira, n° 278 – parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes – RJ

Lançamento do Dia C na Região Serrana

Data: 19 de abril

Horário: 9h

Local: Galpão Cultural – Rua Luiz Correa , S/N, Centro – Bom Jardim – RJ

Lançamento do Dia C na Região Centro Sul Fluminense

Data: 24 de abril

Horário: 9:30h

Local: Hotel Colonial  – Praça Eurípedes Magalhães, n° 43, Santanésia – Barra do Piraí/RJ

Lançamento do Dia C na Região Metropolitana

Data: 27 de abril

Horário: 9h

Local: Auditório da Unimed Federação – Avenida Rio Branco, 81,  10º andar – Centro – RJ

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ