Marcos Diaz é entrevistado pelo Programa Rio em Foco

Marcos Diaz é entrevistado pelo Programa Rio em Foco

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, foi um dos convidados do Programa Rio em Foco, no dia 20 de março. A atração, exibida semanalmente pela TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), discutiu os entraves para o crescimento do setor lácteo no estado, que atende apenas 19,5% da demanda de consumo fluminense, e suas oportunidades. O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (SINDLAT-RJ), Antônio Carlos Cordeiro, também esteve presente.

Durante o encontro, Marcos Diaz relatou que 64 dos 92 municípios do estado têm o agronegócio como uma das suas principais atividades econômicas. Ele afirmou que um dos problemas do setor lácteo no estado é a falta de planejamento:

“Precisamos primeiro de planejamento porque sem isso não vamos chegar a lugar algum. Também é preciso empoderar o produtor. Se não dermos condições básicas a ele, vamos continuar crescendo apenas 1% ao ano enquanto a média de crescimento no Brasil é de 2,6%”.

Antônio Carlos Cordeiro disse que  a cadeia de lácteos do estado do Rio de Janeiro gera cerca de R$ 2 bilhões ao ano, porém com investimentos e um ambiente propício, como uma política de estado, essa renda poderia ser quatro a cinco vezes maior. Afirmou também que é preciso um olhar do estado sobre o agronegócio, buscando a diversificação da base econômica.

“O leite é o produto agrícola mais bem distribuído no território fluminense. Todos os municípios produzem leite, que é muito baseado na agricultura familiar.”, enfatizou, ressaltando que um dos principais entraves do setor e um dos motivos apontados para o baixo crescimento da produção local está na falta de disponibilidade de crédito agrícola no estado.

Clique abaixo e assista ao Programa na íntegra:

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ (