Seminário destaca produção de energia renovável no Pará

Seminário destaca produção de energia renovável no Pará

Vinte e três empreendedores criaram, em fevereiro do ano passado, em Paragominas, a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável (Coober) e implantaram na cidade a primeira usina solar fotovoltaica do Brasil, em modelo cooperativo.

Para compartilhar a experiência e inspirar novos empreendedores a produzir sua energia renovável, a Coober, em parceria com a Prefeitura de Paragominas, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realizou no dia 23 de março,, o 1º Seminário “O Futuro e as Energias Renováveis”, no Teatro Reinaldo Castanheira, no Centro Cultural de Paragominas. O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, foi um dos participantes

“Um dos objetivos do evento é difundir o modelo inédito e pioneiro que Paragominas trouxe ao Brasil, que é o modelo de cooperativismo de energias renováveis, conectada na rede pública de energia (concessionária), injetando energia e compensando na casa dos cooperados. Na Alemanha e Europa é muito comum, no Brasil é a primeira experiência do gênero”, explica Raphael Vale, presidente da Coober.

A energia gerada pela Coober é feita a partir da usina solar fotovoltaica, implantada no Polo Industrial de Paragominas em agosto de 2016. Foi feito um investimento com recurso dos próprios cooperados, por isso a capacidade de geração de energia da usina ainda é pequena, mas suficiente para suprir o consumo residencial dos envolvidos.

Já pensando neste mesmo modelo, a Prefeitura de Paragominas, em parceria com o Ministério Público do Pará, vai construir uma moderna usina solar fotovoltaica conectada à rede pública de energia e o principal objetivo é estimular a formação de uma geração sustentável, tanto de energia elétrica – respeitando o meio ambiente, quanto de cidadãos conscientes ambientalmente.

Compromissos com uma energia mais sustentável 

Pela manhã, no Memorial do Município Verde, no Parque Ambiental de Paragominas, foi realizada uma série de assinaturas com instituições de renome internacional, no intuito de fortalecer o modelo de energia sustentável adotado em Paragominas a partir da Coober. Estão envolvidas nos termos de cooperação assinados, além da Coober,  a Confederação Alemã das Cooperativas; Gasgrid (Biogás), Prefeitura e Ministério Público do Estado do Pará. Também foi lançado o Projeto Paragominas Geração Sustentável (PMP).

O Termo que a Prefeitura e Ministério Público do Estado assinaram é inédito no Estado. O objetivo é unir esforços e recursos financeiros na construção de uma usina solar fotovoltaica para atender a demanda energética das escolas urbanas e creches do município.

Fonte: Rádio Super Marajoara (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paragominas)