Concluída 3ª turma do Práxis em Cooperativismo; Mais de 60 instrutores já foram capacitados

Concluída 3ª turma do Práxis em Cooperativismo; Mais de 60 instrutores já foram capacitados

O Sistema OCB/RJ encerrou nesta quinta (23/03) a terceira turma do Curso Práxis em Cooperativismo – Ênfase em Excelência em Gestão. A capacitação, coordenada pelo setor de Formação Profissional e destinada aos instrutores dos cursos promovidos pela instituição, já certificou desde outubro do ano passado, mais de 60 profissionais, sobre os valores, princípios e fundamentos do sistema cooperativista.

Há 12 meses atuando como coordenador de Formação Profissional do Sistema OCB/RJ, Valdinei Calixto acredita que os instrutores têm de transmitir aos alunos conteúdos que atendam às necessidades de gestão e governança das cooperativas: “ Um dos principais pontos observados, é que realizávamos cursos e trazíamos excelentes profissionais com conhecimentos apenas de suas respectivas áreas. Os mesmos não eram instruídos a demonstrar aos alunos/cooperados o potencial de mercado do segmento cooperativista”, disse Calixto, no encerramento.

Com 35 anos de experiência em ministrar cursos na área de educação cooperativista, o professor Helmut Egewarth foi o responsável pela disseminação do conteúdo desta capacitação:

“Tentamos transmitir todo o conhecimento a fim de formar multiplicadores. Queremos formar novos líderes. Assim, o Sistema OCB/RJ ganha ao transmitir um ensino de qualidade, o cooperado ganha, pois assimila informações relevantes e a cooperativa também é beneficiada, pois terá um profissional capacitado e atualizado”, explicou o professor.

Depoimentos:

Robson Santarém é administrador, mestre em pedagogia, e professor convidado do MBA em Gestão de Pessoas na Universidade Federal Fluminense. Autor dos livros “A bem-aventurança do líder: a jornada do herói” e “Autoliderança”, Santarém foi um dos alunos da terceira turma do Curso Práxis em Cooperativismo.

“É importante aglutinar a vivência de anos atuando na área de desenvolvimento de lideranças e comportamento humano, com o conhecimento em cooperativismo. Parabenizo o Sistema OCB/RJ por esta decisão de capacitar quem tem a função de ensinar”, resumiu.

Diretor administrativo da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito Urbano (Fenacred), Paulo Muniz tem muita vivência no cooperativismo. Ele ressalta que o Curso Práxis é positivo pois coloca os instrutores em um mesmo patamar:

“ Encaro com alegria esta oportunidade que o Sistema OCB/RJ está nos dando para unificar os conceitos e a linguagem”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Promper Cooperativa de Trabalho Institucional, Educacional e de Comunicação Social, José Carlos Neves.

“ Sabemos que aqui nesta turma uns tem mais vivência prática no cooperativismo do que outros, mas o Curso Práxis formou instrutores capazes de falar com propriedade sobre o sistema cooperativista”.

Agenda

A próxima turma do Curso Práxis em Cooperativismo – Ênfase em Excelência e Gestão ocorrerá de 3 a 6 de abril, na sede da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: formacaoprofissional@sescooprj.coop.br

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ