Sistema OCB/Sescoop-RJ assina acordo de Cooperação técnica com a Unacoop

Sistema OCB/Sescoop-RJ assina acordo de Cooperação técnica com a Unacoop

O Sistema OCB/Sescoop-RJ segue fazendo seu papel de fomentar o Cooperativismo no Rio de Janeiro. Em 17 de março, cerca de 200 pessoas  presentes na Assembleia Geral da União das Associações e Cooperativas de pequenos produtores rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop)  presenciaram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado  entre a OCB/RJ e a Unacoop, no auditório do Ceasa, em Irajá.

A parceria tem o objetivo de regulamentar a documentação da Unacoop, beneficiando as cooperativas, os pequenos e médios produtores e associações que fazem parte da Unacoop. O acordo foi assinado pelo  presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, e pela presidente  da Unacoop, Maria Helena Timóteo.

Dentre as autoridades, estiveram presentes no evento o secretário de Agricultura estadual do Rio de Janeiro, Jair Bittencourt, o presidente  das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa),  Aguinaldo Balon, o representante do Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento (MAPA), Celso Merola, e a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos. O assessor da presidência do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Adelson Novaes e o coordenador de Formação Profissional da instituição, Valdinei Calixto, também compareceram.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o acordo de Cooperação Técnica visa beneficiar todos os produtores que estavam presentes na assembleia. “Nós precisamos estar juntos nessas parcerias. Vimos a necessidade de participarmos do desenvolvimento desses produtores, levando nossos técnicos nas cooperativas e associações para agregar valor à toda agricultura do Rio de Janeiro. Temos feito diversas ações de Agricultura familiar, então essa é uma parceria estratégica”, comentou.

Segundo a presidente da Unacoop, Maria Helena Timóteo, a parceria estava sendo costurada há um tempo, e resultará no crescimento da agricultura no estado. “Muito feliz com essa parceria que tanto vai ajudar a agricultura no estado. É uma honra presenciar e poder assinar esse acordo que tanto vai ajudar a Agricultura no Rio”, discursou.

Unacoop

A União das Associações e Cooperativas de pequenos produtores rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop) foi criada em 1992 por um grupo de produtores rurais com o objetivo de assessorar, viabilizar e fortalecer a comercialização da agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, possui cerca de 150 associações e cooperativas de agricultores locais filiadas, presentes em 75 municípios que
beneficiam cerca de 15mil famílias rurais.
Fonte: Júlio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ