Sistema OCB/Sescoop-RJ assina acordo de Cooperação Técnica com o INT

Sistema OCB/Sescoop-RJ assina acordo de Cooperação Técnica com o INT

Uma parceria entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ e o Instituto Nacional de  Tecnologia (INT) foi firmada, em 15 de março, no auditório do INT. O objetivo é promover e disseminar a cultura, a doutrina, os valores e os princípios do cooperativismo.

O acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo diretor do INT, Fernando Rizzo, e pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz. Os assessores da presidência do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Carlos  Piragibe e Sabrina Oliveira, além do coordenador de Formação Profissional da instituição, Valdinei Calixto, também compareceram à  cerimônia.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, falou sobre essa nova parceria: “O INT agrega valor a nós. Precisamos inovar o tempo  todo. O cooperativismo é uma forma de descentralizar a economia.  Estamos fomentando o cooperativismo de crédito no estado. Temos quase 6% de participação no mercado nacional, mas ainda é muito pouco. Tenho certeza de que essa parceria será benéfica porque essas duas instituições ajudam no desenvolvimento do Rio de Janeiro”, disse o presidente.

O diretor do INT, Fernando Rizzo, também mostrou-se entusiasmado com o  acordo: “Existem muitas coisas que ambas as partes podem acrescentar. Fico feliz de fazer parte dessa parceria e desejo sucesso a todos”,  comentou.

Chefe da Divisão de certificação do INT, Edir Evangelista mostrou como o acordo trará benefícios para todos. “É uma troca mútua, uma verdadeira cooperação. É um trabalho em que a gente acredita e sabe da importância. A nossa forma de trabalho é cooperando, e agradeço ao Sistema OCB/Sescoop-RJ pela  disponibilidade. Vocês contribuirão com uma parcela grande do nosso trabalho”, afirmou.

O Acordo

O acordo permitirá às duas instituições desenvolver iniciativas comuns  de promoção do cooperativismo e aperfeiçoar a gestão e a governança  cooperativista do ramo agropecuário no âmbito da Certificação  Orgânica. Estas ações deverão ser efetuadas por meio da organização de  cursos, seminários, conferências e palestras nas áreas de interesse  comum, e da atuação conjunta em grupos de trabalhos e comissões  técnicas.

O INT

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o INT empreende pesquisas avançadas visando à transferência de tecnologia para o setor produtivo, além de oferecer diversos serviços técnicos especializados. O foco das pesquisas atende a setores como petróleo e gás, energias renováveis, química verde, complexo industrial saúde, defesa e tecnologias sociais. O INT tornou-se também o primeiro órgão público federal credenciado pelo  Inmetro para certificar produtos, inclusive orgânicos.

 

Fonte: Júlio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ