Sistema OCB/RJ e Central de Cooperativas Unitáxi iniciam parceria

Sistema OCB/RJ e Central de Cooperativas Unitáxi iniciam parceria

Representantes da Central Nacional de Cooperativas Unitáxi se reuniram no dia 14 de março, para discutir o Projeto Unitáxi 2017. O plano, em parceria com o Sistema OCB/RJ, terá duração de dois anos com o objetivo de qualificar o atendimento das cooperativas de táxi junto aos clientes. Ao todo, serão cinco fases: Elaboração; Padronização do sistema digital de atendimento; Capacitação dos dirigentes e posteriormente dos cooperados filiados à Unitáxi; e Avaliação e análise dos resultados alcançados.

O aplicativo Unitáxi foi criado este ano pela Central e reúne atualmente dez cooperativas de táxi do Rio: Cooparioca, Central Coop Rio de Janeiro, Coopataxi, Rio Coopsind, Barra Service, Coop-Meriti, Coopnorte, , Coopatur, Transcoopass e Graffiti, sendo as três últimas de táxi executivo. O intuito é oferecer um serviço melhor à população e gerar receita extra aos seus cooperados.

Etapas

Na fase de elaboração, iniciada hoje, foi escolhido o Grupo de Trabalho, que será composto por Antônio Pascoal (Rio CoopSind), Carlos Henrique Rosa (Coop-Meriti), Severino Vicente de Lima (Cooparioca) e Francisco Leda (Central Coop Rio de Janeiro ). A equipe será responsável pelo plano operacional do aplicativo. Para realização de suporte técnico, será contratada empresa especializada na área de gestão e planejamento. As atividades começarão após análise do diagnóstico de cada cooperativa participante – realizada pelo setor de Monitoramento do Sescoop-RJ, através do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) –  a fim de elaborar a visão estratégica e a missão da Unitáxi.

A segunda etapa – Padronização do sistema digital de atendimento – envolve a instalação do aplicativo para as cooperativas filiadas de modo que todas possam operá-lo de forma similar e interligada, reduzindo em quase 30% o número de corridas que são canceladas por falta de carro próximo ao requisitante.

Caberá ao setor de Formação Profissional do Sescoop-RJ as etapas de capacitação dos dirigentes e cooperados. Em um primeiro momento, cerca de 40 dirigentes das cooperativas filiadas à Unitáxi vão ser capacitados para as melhores práticas da gestão. Serão ao todo seis cursos, com 20 horas/aula cada: Liderança; Estratégias e Planos; Marketing e Vendas; Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento; Tratamento da Informação e Gestão de Processos e Resultados. Já os cooperados terão aula de Educação Financeira, Tendências do mercado, Boas maneiras e Higiene, Segurança no Trabalho, Administração do Tempo e Empreendedorismo.

A última etapa será a análise dos resultados em que serão validados os planos elaborados e as estratégias aplicadas para geração de um relatório que indicará as mudanças propostas e o amadurecimento dos participantes para atuação em um modelo de compartilhamento de serviços, de forma a dar mais visibilidade ao negócio cooperativo.

Depoimentos

Presente à reunião, o diretor da OCB/RJ e representante do Ramo Transporte, Vinícius Mesquita, destacou a importância do projeto: “Queremos qualificar ainda mais o atendimento aos usuários de táxi. Assim todos saem ganhando, a sociedade e as cooperativas”.

Para o presidente da Rio CoopSind, Antônio Pascoal, o projeto é ambiciosos e tem por objetivo reconquistar o mercado: “Em dois anos vamos capacitar inúmeros cooperados, dirigentes e gestores de cooperativas. Tenho a certeza de que as cooperativas de táxi serão ainda mais atuantes e poderão fazer mais frente à concorrência”, disse Pascoal, que é diretor financeiro da Central de Cooperativas Unitáxi e conselheiro fiscal do Sescoop-RJ.

O coordenador de Formação Profissional do Sescoop-RJ, Valdinei Calixto, falou em mitigar conflitos: “Com cursos de qualidade, o gestor da cooperativa terá liderança e qualificação para gerir todas as situações adversas que venham a acontecer. Assim, os cooperados terão ainda mais confiança no trabalho da cooperativa”, disse Calixto.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ