Irrigação é tema de curso para cooperados na Coagro

Irrigação é tema de curso para cooperados na Coagro

O Sistema OCB/SESCOOP-RJ  em parceria com o Instituto INOVAGRI e com apoio da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro)  e  da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), está realizando  desde o dia 8 de março uma série de cursos e workshop sobre irrigação voltados para os técnicos, funcionários,  agricultores cooperados e seus familiares

Ao todo, 40 participantes, que foram divididos em duas turmas, se inscreveram para os três dias de curso realizados no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC).

Na quarta e quinta – feira ( 08 e 09/03) os participantes da Turma 1 e 2  puderam aprender  um pouco mais  sobre manejo da irrigação  bem como participaram de um Workshop sobre construção do sensor artesanal de irrigação. Hoje,   (10/03) – último dia do evento –  no período da manhã, serão ministrados na sede da Coagro os últimos conteúdos da aula teórica sobre manejo da irrigação bem como a  ministração do curso sobre outorga da água. Já no período da tarde haverá a aula prática  sobre manejo da irrigação, que será realizada na área de plantio irrigado da Coagro. Após a aula prática haverá o encerramento do evento com a participação do Presidente da Coagro, Frederico Rangel.

” A nossa preocupação com o tema irrigação se dá em virtude da crise hídrica  que ocorre em todo o estado do Rio de Janeiro e quem sofre muito  com este fenômeno é a nossa agricultura, tanto os grandes produtores quanto os agricultores familiares. Desta forma, ouvindo o apelo dos agricultores cooperados do estado,  fez com que  nós procurássemos parceiros para que efetivamente pudessem ajudar o nosso produtor, não só os de cana-de-açúcar, porque a irrigação serve para outras diversas culturas. E isso é uma demanda urgentíssima”, informou o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz.

Segundo a Engenheira Agrônoma e assessora da Presidência do Sistema OCB/ Sescoop-RJ, Sabrina Oliveira, durante os três dias serão abordadas e ensinadas técnicas do uso eficiente da água na irrigação, com a finalidade de evitar o desperdício. “Aqui nesse curso estamos abordando exatamente o tema irrigação, o manejo da irrigação, a sustentabilidade da produção, o uso o sustentável do recurso natural água, para que possamos ajudar a esses produtores e consequentemente as cooperativas a melhor trabalhar o uso da água na produção agrícola de maneira mais sustentável”, comentou.

Sabrina contou que a OCB/ RJ firmou parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação da Agricultura Irrigada (Instituto INOVAGRI), para realizar o curso em todo o estado, começando pela Coagro por ser uma das mais importantes cooperativas do Rio. A ideia também é expandir para outras cidades.

“Notamos que a crise hídrica  está em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, desde o Sul-Fluminense, passando pelo Noroeste, Norte, Região Serrana e  também afeta a região Metropolitana, por que o principal rio que abastece o estado, tanto para agricultura quanto para a população da Metropolitana, é o Paraíba do Sul que está pedindo socorro. Esse fator (seca) aliado ao desperdício do recurso natural água já afeta todas as cadeias da produção agrícola, tanto a leiteira, como da cana-de-açúcar, do café , bem como afeta a  cadeia produtiva de hortaliças e de demais gêneros”, avaliou Sabrina.

 

Fonte: Jornal Uruaru