Sistema OCB/RJ e Secretaria de Educação de Maricá chegam a acordo sobre Cooperjovem

Sistema OCB/RJ e Secretaria de Educação de Maricá chegam a acordo sobre Cooperjovem

Dia 26 de maio. Esta é a data em que será assinado o Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ e a Prefeitura de Maricá, (através da Secretaria de Educação), para implantação do Programa Cooperjovem no município. A definição ocorreu em reunião realizada no dia 9 de março, na sede do Sistema OCB/RJ, com representantes da Secretaria de Educação.

Maricá será a segunda cidade do Estado a receber o Cooperjoevm. A primeira é Mendes, que já está na fase de capacitação dos instrutores. Estes resultados são frutos da parceria entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ, o Instituto Sicoob e o Sicoob Central Rio.

Adotado adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola, o Programa Cooperjovem está baseado na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo.

“ É uma proposta que entra na sala de aula e que em conjunto com professores, funcionários, pais e comunidade implanta o paradigma da cooperação. E acreditamos que as soluções de muitos problemas podem ser feitas através disso, da doutrina cooperativista e promoção da cooperação”, disse a coordenadora de Promoção Social do Sescoop-RJ, Cristiane Quaresma, durante a reunião.

Para o subsecretário de Gestão da Educação Básica de Maricá, Victor Baptista, o Cooperjovem privilegia o lado humano:

“A questão do ensino é muito voltada para a competição. O aluno tem que competir para ser aprovado no Enem, competir para ingressar em uma boa escola. Com isso esquecemos do lado coletivo, solidário. Através do Cooperjovem vamos ter um outro conceito de aprendizagem”, disse Victor, que esteve acompanhado das coordenadoras de Ensino Fundamental II, Danielle Santos, e de Educação Integral, Cláudia Cardoso.

Presente à reunião, o Secretario de Economia Solidária de Maricá, André Braga, lembrou o TCT já assinado entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ e a Prefeitura de Maricá para confiar no sucesso de um nova parceria: “Em 2016 assinamos um termo para fomento do cooperativismo em nossa cidade. Esse novo termo, agora com foco na educação, somente consolida essa parceria. O resultado disso será o estímulo da cultura cooperativista para as  crianças e adolescentes de Maricá”, afirmou.

Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ também participaram o superintendente Daniel Granuzzo e os assessores Adelson Novaes e Carlos Piragibe.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ