Sistema OCB/RJ promove palestra sobre Fibromialgia

Sistema OCB/RJ promove palestra sobre Fibromialgia

O Sistema OCB/RJ, através do setor de Promoção Social, realizou no dia 21 de fevereiro a palestra sobre Fibromialgia. A atividade faz parte da Campanha Fevereiro Roxo, que incentiva as pessoas a fazerem exames preventivos contra esta e outras doenças, tais como Mal de Alzheimer, Lúpus e Leucemia.

O Vice-Presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, colaboradores do Sistema OCB/RJ e representantes de cooperativas fluminenses puderam tirar dúvidas e saber mais sobre essa síndrome que é mais comum em mulheres do que em homens:

“ A fibromialgia normalmente atinge as mulheres na faixa etária de 20 a 50 anos. Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia do que os homens”, alertou o Dr. Carlos Augusto Andrade, doutor em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

O tratamento adequado e  a apresentação de um estudo de caso de paciente diagnosticado com Fibromialgia foram os demais tópicos abordados na palestra.

Fibromialgia

De acordo  com a Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED), Fibromialgia é uma doença  crônica que causa dores por todo o corpo durante longos períodos.  Sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos  moles são alguns dos sintomas constantes que podem levar até à  depressão.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ