Gestão Cooperativista é debatida em Encontro do Ramo Agropecuário

Gestão Cooperativista é debatida em Encontro do Ramo Agropecuário

O Sistema OCB/RJ realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Nova Friburgo, o VI Encontro Técnico do Ramo Agropecuário. A atividade reuniu cerca de 40 representantes de cooperativas  do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento foi aprimorar a gestão das cooperativas, por intermédio do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Conduzido pelo representante estadual do Ramo Agropecuário, Alberto Figueiredo, o encontro contou com as presenças do presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e dos diretores da OCB/RJ, Vinicius Mesquita e Ildecir Sias. A  coordenadora de Monitoramento  do Sescoop-RJ, Jerusa Marques, e os analistas do setor, Silvio Bruno, Jorge Pecly, Marcio Fernandes, Luiz Costa e Willian Azevedo, também compareceram.

Programação

No dia 17 as atividades iniciaram com a palestra sobre as Linhas de Crédito do Banco do Brasil para o Ramo Agropecuário. Coube ao diretor de Agronegócios da Instituição, Luciano Santos Filho, falar sobre o tema.

Em seguida, Alberto Figueiredo relembrou alguns pontos já discutidos nos encontros anteriores, tais como os aspectos jurídicos e de balanço patrimonial que envolvem as cooperativas agropecuárias e o gráfico-radar do ramo no estado do Rio de Janeiro.

A palestra “O Caminho para a Excelência da Gestão Cooperativista”, conduzida pela representante do Sescoop-UN, Giulianna Fardini, e uma dinâmica promovida pelos analistas de Monitoramento do Sescoop-RJ, fecharam o primeiro dia de trabalho.

O consultor Gil Agrela, no segundo dia do Encontro, falou sobre a importância da implementação e execução do planejamento estratégico nas cooperativas.

Encerrando a programação, foi realizada uma atividade prática com base na aplicação dos critérios do PDGC junto às cooperativas. Todo material coletado servirá de base para a construção de planos de melhorias e ações a serem implementadas nas cooperativas.

Agenda

O próximo encontro terá como foco o agronegócio e será realizado no mês de abril, ainda em data a ser definida.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ