Mais de 250 jovens recebem diploma de curso apoiado pelo Sistema OCB/RJ

Mais de 250 jovens recebem diploma de curso apoiado pelo Sistema OCB/RJ

Investir na capacitação de jovens é preparar um futuro melhor para o país. É isso que o Sistema OCB/Sescoop-RJ continua promovendo ao longo dos anos. Em 16 de fevereiro, 256 adolescentes se formaram em curso realizado em parceria com o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) e a cooperativa CoopcredEnsino, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ao todo, mais de 2 mil alunos já foram capacitados em quatro anos de parceria. Em 2017, a capacitação contemplou os cursos de Informática, Ética, Inglês, e Mídias Sociais. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, e o presidente da CoopcredEnsino – que também é vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, participaram da solenidade e entregaram os diplomas aos alunos, junto com representantes do NEAM, a diretora Marina Moreira, e o coordenador, Davison Coutinho.

Em seu discurso, Marina Moreira ressaltou o empenho de todos em se qualificarem e incentivou os jovens a continuarem estudando. “O conhecimento é a melhor conquista que podem ter. Aqui acreditamos nos jovens, estamos aqui por um ideal e é um privilégio dizer a vocês: continuem. Não percam o rumo do conhecimento”, discursou Marina, sob aplausos do auditório.

O presidente Marcos Diaz destacou a importância do curso para o Cooperativismo. Segundo ele, a parceria estimula os jovens a seguirem os sete princípios cooperativistas. “O Sistema OCB/Sescoop-RJ acredita no grupo, nas pessoas trabalhando em conjunto e cooperando. Fico feliz de ver vocês se formando, pois são o futuro do país”, destacou o presidente.

Seguindo a linha do presidente, Jorge Meneses enalteceu a parceria que existe entre o Sistema e o NEAM e se mostrou orgulhoso de fazer parte deste projeto desde o início. “Quando surgiu a oportunidade de parceria, eu logo apresentei ao presidente Marcos Diaz, que aceitou na hora. São oito semestres, quatro anos de jornada. Me deixa muito feliz saber que mais de dois mil alunos passaram por aqui, conhecem o NEAM e o Cooperativismo. É gratificante passar nas ruas e ver os jovens com a camisa do cooperativismo”, disse Meneses.

Exemplo a ser seguido

Hoje coordenador e professor do NEAM, Davison Coutinho é ex-aluno do curso. Para ele, o diploma é a porta de entrada para o mercado de trabalho. “Já estive no lugar de vocês, hoje sou formado e pós-graduado. Atualmente formamos cerca de 600 pessoas por ano, e temos certeza de que o jovem que se dedicar, terá seu lugar no mercado de trabalho”, finalizou.

Os jovens se espelham muito nos exemplos dados para trilharem o caminho. Leonardo Mendes, de 15 anos, aprovou o curso e disse estar focado em conseguir mais capacitações. “É sempre bom aprender mais. Com esses cursos vou ter melhores chances de arrumar um bom emprego”.

Já a adolescente Raíssa Gomes, de 13 anos, elogiou as aulas e espera que a formação contribua para seu crescimento profissional.  “Os professores são muito atenciosos, aprendi muito com eles. Essas aulas me ajudarão lá na frente”, discursou.

Uma nova turma está prevista para começar no segundo semestre deste ano.

Fonte: Júlio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ