Unicred Costa do Sol adere ao PDGC

Unicred Costa do Sol adere ao PDGC

A Unicred Costa do Sol foi mais uma a aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cooperativa iniciou o preenchimento do questionário de diagnóstico durante reunião no dia 14 de fevereiro com analista de monitoramento do Sistema OCB/RJ, Jorge Pecly. A segunda etapa será preenchida até o final do mês de março.

O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Diagnóstico, que verifica a conformidade legal em relação à Lei 5.764/71 e identifica as boas práticas de gestão. Na sequência, responde ao Questionário de Autoavaliação, que analisa a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão. Esta segunda etapa será monitorada in loco pelo analista Jorge Pecly, e servirá para participação no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorrerá este ano.

Com este diagnóstico em mãos, será possível mapear a gestão da Unicred Costa do Sol, através de relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, o Sistema OCB/RJ terá indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.

Durante o encontro também foram abordados temas ligados aos cursos de capacitação e às atividades de promoção social do Sistema OCB/RJ.

 

PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.

A metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação do Sistema OCB/RJ