Presidente do Sistema OCB/RJ visita novo prefeito de Maricá

Presidente do Sistema OCB/RJ visita novo prefeito de Maricá

Em 2016, durante o Festival Internacional da Utopia, a OCB/RJ assinou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Maricá, à época sob o comando de Washington Quaquá. Em outubro foram realizadas eleições municipais e Quaquá elegeu seu sucessor: Fabiano Horta. Com o objetivo de nivelar informações acerca do TCT e de ações a serem realizadas, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, visitou o novo prefeito da cidade em 9 de fevereiro.

 Além de Diaz e Horta, participaram do encontro os assessores da presidência da OCB/RJ, Adelson Novaes e Sabrina Oliveira, e o secretário de Economia Solidária do município, André Braga.

 O encontro abrangeu diversos assuntos, entre eles o TCT assinado em junho de 2016, que objetiva a geração de formas de organização de produção adequadas no âmbito da economia solidária, considerando as potencialidades locais. Além disso, foi abordado o seminário Cooperativismo para o Desenvolvimento Econômico e Solidário em Maricá, realizado em dezembro de 2016, cujos resultados ainda estão sendo avaliados.

 Para o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o desenvolvimento do cooperativismo na cidade é um dos objetivos de seu governo. “Maricá tem um potencial enorme de investir na economia solidária e fomentar o modelo cooperativo. Queremos desenvolver uma linha de trabalho onde haja a valorização popular. É o objetivo nosso”, afirmou o prefeito.

 O Termo possibilita, também, a manutenção do escritório regional em Maricá para atendimento ao público e fomento ao Cooperativismo, com atividades e capacitações que sirvam de desenvolvimento. Segundo o presidente Marcos Diaz, a manutenção da base regional em Maricá será importante para a evolução da cidade.

 “A ideia é ter um espaço que ofereça serviços à população, atenda os micro empreendedores e desenvolva mais de perto as ações e o atendimento da região. Queremos ter contato com instituições e secretarias que possam fazer ações que estimulem os micro empreendedores da cidade a crescerem”, disse o presidente.

 Cooperjovem

O programa Cooperjovem foi outro assunto colocado em pauta. O prefeito sinalizou positivamente sobre a inclusão do cooperativismo na grade escolar municipal, que possui 51 unidades escolares.  Ficou acordado que a equipe de Promoção Social do Sescoop/RJ vai agendar uma reunião com a secretaria de Educação ainda neste semestre para finalizarem o acordo.

O Cooperjovem é voltado para professores, técnicos de cooperativas e alunos, e oferece formação/capacitação continuada dentro dos princípios e valores cooperativistas aos estudantes do ensino fundamental e médio. Ao todo, mais de 400 colégios do Brasil e 80 mil alunos estão aprendendo, na prática, o valor da cooperação.


Dia C em Maricá

Maricá também terá em seu calendário festivo o Dia de Cooperar (Dia C). Ao todo, serão três celebrações. A primeira acontecerá em abril, em comemoração ao dia do Índio, na aldeia Guarani Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita), onde acontecerão os Jogos Indígenas. Outra data sugerida pelo prefeito é 26 de maio, no aniversário da cidade, onde a festividade toma conta da praça principal do município. A terceira data ainda será definida em uma próxima reunião.

Fonte: Júlio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ