Um sonho chamado Cooperjovem

Um sonho chamado Cooperjovem

No dicionário Aurélio, sonho é “um conjunto de ideias e imagens que se apresentam durante o sono”. Normalmente sonhamos com aquilo que desejamos, que é importante para as nossas vidas. Mas como transformar um sonho em realidade?

Seguindo este conceito, o Sescoop-RJ, a Prefeitura de Mendes (através da Secretaria de Educação e Cultura), o Sicoob Cremendes, o Sicoob Central Rio e o Instituto Sicoob assinaram no dia 7 de fevereiro um Termo de Cooperação Técnica (TCT). A iniciativa visa capacitar professores em três escolas da cidade de Mendes por meio do programa Cooperjovem.

Realizada no CIEP Ruy Gonçalves Ramos, a assinatura foi acompanhada por 300 professores da rede municipal. O presidente do Sicoob Cremendes, João Pereira da Silva, lembrou que desde a fundação da cooperativa (em 1929) até 1961, a cidade não tinha um banco e era então a única instituição financeira na região. “Se chegamos até esse momento, foi graças a um sonho real, ao Sistema OCB/RJ e ao Sicoob Central Rio”, resumiu.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, heróis que existem na vida real trabalham em equipe. “Precisamos sonhar coletivamente e em Mendes avançamos porque o cooperativismo está sendo divulgado. Desenvolver os pequenos negócios com o apoio do cooperativismo de crédito é importante para o crescimento do município”, destacou.

“Nossas crianças precisam voltar a sonhar. Nosso desejo é que a qualidade do ensino melhore constantemente”, disse a secretária de Educação e Cultura de Mendes, Leandra Miranda de Castro.

O diretor da OCB/RJ, Ângelo Galatoli, comentou sobre as parcerias com os municípios e ressaltou que a educação é o pilar de tudo. Em seguida, a diretora operacional do Sicoob Central Rio e do Instituto Sicoob, Nábia Jorge, ressaltou que o Instituto é o braço para desenvolver ações como essa. “São os recursos dos cooperados retornando de forma prática”, afirmou.

Para Ellen Barbosa, coordenadora de educação de tempo integral de Mendes, a expectativa é que alunos e familiares entendam que o trabalho precisa ser igualitário e feito de forma unificada.

O prefeito de Mendes, Rogério Riente, explicou como manter uma rede de ensino forte. “É preciso sanar as dívidas para poder reinvestir na região. Sonhamos com projetos e vamos colocar na prática. Preparar as crianças para tornar os sonhos em realidade é a função dos professores”, afirmou.

A coordenadora do setor de promoção Social do Sescoop-RJ, Cristiane Quaresma, ressalta que através do Cooperjovem, as crianças conhecerão os valores e princípios cooperativistas.

Que através desta iniciativa, os professores e alunos aprendam ainda mais a importância de saber cooperar.

Fonte: Leonardo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ