Copacabana recebe o #Somoscooperativismo

Copacabana recebe o #Somoscooperativismo

Copacabana, Rio de Janeiro, 40 graus. Domingo de sol, mar calmo e calçadão repleto de famílias curtindo uma das principais áreas de lazer da cidade. Nesse cenário perfeito, o Sistema OCB/Sescoop-RJ abriu espaço para o cooperativismo através do #Somoscooperativismo. A ação, que fez parte da Campanha do Dia C, levou ao público orientação financeira, oficinas de reciclagem e artesanato, pinturas educativas, distribuição de informações, entre outras atrações.

Realizada em 5 de fevereiro, a iniciativa contou com a participação das cooperativas Coop Consult, CoopFuturo, Chave Real, Mistura Carioca, Sicoob Fluminense, Tupambaé, Uniodonto Rio e Unipsico. O Detran/RJ também atuou no local, com ações ligadas ao público infantil, como pinturas educativas sobre a segurança no trânsito.

O Sicoob Fluminense explicou os benefícios da cooperativa, como as linhas de crédito com taxas menores do que as oferecidas em bancos privados, e vantagens de ser um associado. Já a CoopFuturo mostrou algumas peças desenvolvidas com material reciclado, conscientizando a população sobre as questões ambientais com foco na coleta seletiva.

E com materiais recicláveis também são feitas peças artesanais de acabamento refinado, como as que foram apresentadas pela Mistura Carioca, desde bijuterias até produtos em couro. “A sustentabilidade e a estética andam juntas. Somos 25 cooperados que atuam com diferentes técnicas”, disse o presidente Josué Elias da Silva, agradecendo o apoio do Sescoop/RJ nas capacitações com os cooperados. A cooperativa também realizou oficinas de reciclagem e adesivação em porta-copos.

O Detran/RJ abriu espaço para as crianças pintarem e distribuiu material informativo aos pais sobre como conduzir corretamente os filhos nos veículos e qual dispositivo de segurança deve ser usado – cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação. “Esse tipo de ação forma cidadãos com consciência e as crianças acabam cobrando dos pais uma atitude responsável no trânsito”, disse Alexandre Rosa, da coordenadoria de educação para o trânsito do órgão estadual.

“Adorei o espaço e fiquei feliz com a pintura que eu fiz”, contou Ana Luisa, 8 anos, apontando também para a mãozinha, símbolo da campanha do Dia de Cooperar (Dia C), que abraçava os pequenos que caminhavam na orla da zona Sul.

Mas não foram somente as crianças que se divertiram. Os pais também receberam orientações sobre a importância e os diferenciais do cooperativismo. “Eu não sabia que existem tantas cooperativas e de diferentes áreas”, comentou a aposentada Maria Antônia.

Foi para mostrar a importância do cooperativismo que o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, e o vice-presidente Jorge Meneses conversaram com a população. “As ações externas são realizadas desde 2015 na orla carioca com o objetivo de apresentar os valores e os princípios do cooperativismo”, relatou Marcos Diaz. “Esse trabalho é fundamental para que a instituição também tenha contato com as pessoas que ainda não conhecem a força do cooperativismo, além de fazermos um vínculo das nossas cooperativas com a população”, disse Jorge Meneses.

Também acompanharam a ação, conselheiros, diretores, o superintendente e o gerente do Sistema, associados e diretores de cooperativas. Novas ações do #Somoscooperativismo estão sendo planejadas para serem realizadas em diversas áreas da cidade ao longo do ano. Acompanhe a programação no site da OCB/RJ.

Fonte: Leo Poyart – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ