Sescoop/RJ promove curso nas áreas jurídica e contábil

Sescoop/RJ promove curso nas áreas jurídica e contábil

 

O sábado, 28 de janeiro, foi dia de auditório lotado no Sistema OCB/Sescoop-RJ. Na oportunidade, ocorreu o Curso de Qualificação para Cargos de Conselhos Administrativo e Fiscal – módulos jurídico e contábil. Mais de 70 pessoas acompanharam os conceitos transmitidos pela advogada, Dra. Ana Luísa Lima e pelo contador, João Dias. As capacitações fazem parte das obrigatoriedades para que as cooperativas fluminenses obtenham o Registro Definitivo da OCB/RJ.

Na parte referente ao âmbito jurídico, foram abordados temas, como as diferenças entre as sociedades cooperativas e demais organizações, os direitos e deveres do conselheiro fiscal, a composição de um conselho fiscal e suas responsabilidades perante os cooperados, atribuições e estrutura do conselho fiscal, entre outros temas.

Já na parte contábil, João Dias, que é assessor contábil do Sistema OCB/Sescoop-RJ,  explicou aos presentes os conceitos da contabilidade, a estrutura de um balanço patrimonial, as contas patrimoniais, a diferença entre ativo e passivo circulante e não-circulante, o ato cooperativo, o ciclo de crescimento da cooperativa, entre outras situações inerentes à área.

O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, acompanhou a realização do curso. Satisfeito com o auditório lotado, ele afirmou que em 2017 o Sescoop/RJ está promovendo cursos com a metodologia da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Nosso intuito é realizar um ensino de mais qualidade e, como resultado, promover o desenvolvimento das cooperativas. Ver o auditório lotado nos mostra que estamos no caminho correto”, afirmou.

Depoimentos

Entre os alunos, o retorno às aulas foi bastante positivo. Foi o caso de Fábio Mendes, diretor-financeiro da Coopcult. “O curso foi muito bom e serviu para agregar conhecimento. Além disso, passei a entender o papel dos conselheiros no cotidiano da cooperativa”, disse Fábio.

Cláudia Sette, da Coopbanfinrj, foi outra cooperativista a participar do curso. “A formação foi muito abrangente, com informações imprescindíveis para o nosso dia-a-dia. Com a capacitação, estamos mais aptos a ocupar vagas importantes na cooperativa”, finalizou.

Outros cursos serão promovidos ao longo do ano. A agenda está disponível no site do Sistema OCB/Sescoop-RJ. Mais informações em: (21) 2232-0133 ou em formacaoprofissional@sescooprj.coop.br.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ