Sescoop-RJ realiza curso sobre Assembleias

Sescoop-RJ realiza curso sobre Assembleias

Representantes de cooperativas de crédito participaram no dia 27 de janeiro do curso “Como conduzir reuniões com foco em Assembleias”. A capacitação, promovida pelo Sescoop/RJ e realizada no auditório da instituição, contou com a presença de 40 profissionais do segmento.

 

Ministrado pelo diretor administrativo da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito Urbano (Fenacred), Paulo Muniz, a capacitação atualizou os profissionais sobre os procedimentos para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias e para prestação de contas do exercício do ano anterior.

 

Também estiveram na pauta do curso a destinação das sobras ou rateio das perdas, os procedimentos junto à Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), as eleições para os cargos estatutários, o rateio de despesas, a destinação do FATES, entre outros temas. “Somos regidos pelo Banco Central e precisamos seguir as normas estabelecidas. Algumas cooperativas ainda falham em algumas questões e o intuito deste curso foi, justamente, evitar que as instituições tenham ressalvas em suas documentações”, disse Paulo.

 

O vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, representando o presidente Marcos Diaz, alertou sobre o pagamento da Contribuição Sindical Patronal, que deverá ser efetuada em favor da Confederação Nacional das Cooperativas – CNCoop, entidade sindical de grau máximo e abrangência nacional, legítima representante da categoria econômica das cooperativas em território nacional.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ