Curso Práxis em Cooperativismo no Sescoop/RJ

Curso Práxis em Cooperativismo no Sescoop/RJ

Instrutores que lecionam cursos sobre cooperativismo participam até amanhã, dia 26 de janeiro do curso “Práxis do Cooperativismo – Ênfase em Excelência e Gestão”. Realizado pelo Sescoop/RJ, através do setor de Formação Profissional, a capacitação – iniciada em 24 de janeiro, no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ – é destinada aos instrutores e requer dedicação em tempo integral e participação das técnicas previstas no programa, de forma participativa e construtiva.

De acordo com o instrutor do curso, Helmut Egewarth, profissional envolvido com o cooperativismo há mais de 30 anos, o curso aborda temas inerentes ao segmento, como as perspectivas do cooperativismo, a formação de uma cooperativa e os ramos do cooperativismo. “As temáticas são variadas e o nosso intuito aqui é nivelar e aperfeiçoar os profissionais acerca do segmento, que, verdadeiramente, promove o desenvolvimento social e econômico da sociedade”, comentou.

Entre o público presente, a expectativa é de que o curso proporcione um aprofundamento de conhecimento sobre o modelo cooperativo e a troca de experiências. É o caso de Rafael Trota, instrutor de informática no Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (Neam) – o Sistema OCB/RJ é um apoiador da instituição e dos cursos, junto com a Coopcredensino.

“Quero ampliar o meu horizonte de conhecimentos e acredito que consiga em um curso com esse formato, pois é através do contato que podemos ir além e ter novas experiências”, afirmou Rafael.

Difusora dos ideais cooperativistas, principalmente no segmento Crédito, a planejadora financeira Myriam Lund – que já lecionou diversas formações – também participa do curso. Para ela, o Práxis do Cooperativismo é “a possibilidade de conhecer outros segmentos cooperativistas”.

A possibilidade de conhecer outros ramos foi o que motivou a Prompter a levar um grande número de profissionais à formação: oito. De acordo com a diretora administrativa da cooperativa, Maria Helena, a capacitação abrirá portas para todos os profissionais presentes. “Todos nós somos eternos aprendizes e, por isso, viemos ao curso, pois é um novo ano, com novas expectativas e possibilidades”, comentou.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, esteve presente na abertura do curso e ratificou o intuito de promover ações que coloquem lado a lado o crescimento e a filosofia cooperativista. “Esses propósitos devem estar atrelados ao desenvolvimento do cooperativismo. Cursos como o Práxis do Cooperativismo visam a aprofundar esse conhecimento junto aos instrutores”, disse o dirigente.

Para o coordenador do setor de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, o ano de 2017 vem com novidades nas formações promovidas. “Se queremos fortalecer o sistema cooperativista, temos que começar através da capacitação das pessoas que dele fazem parte. Por isso o Curso Práxis foi adaptado à nossa Unidade, pois objetivamos que os nossos instrutores sejam os mais capacitados para transmitir o conhecimento aos nosso cooperados”, disse Calixto.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ