Estratégias são traçadas durante reunião com cooperativa

Estratégias são traçadas durante reunião com cooperativa

Representantes do Sistema OCB/Sescoop-RJ e da Cooperativa de Crédito dos Funcionários da Viação Nossa Senhora do Amparo (Cooperfamp), de Maricá, reuniram-se com o intuito de traçar estratégias de desenvolvimento e divulgação do cooperativismo na região. O encontro ocorreu em 17 de janeiro, na sede da cooperativa.

 

Vale ressaltar que a OCB/RJ possui desde o ano passado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o governo local. Durante o encontro, foi informado que a participação da Cooperfamp servirá para ampliar a divulgação do cooperativismo, apoiar e estimular o desenvolvimento de cooperativas no município e incentivar a Intercooperação.

 

Presente na reunião e representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, destacou a importância da proximidade das cooperativas com a população local. “O cooperativismo é o modelo de negócio que mais promove o desenvolvimento econômico e social. Por esse motivo, estamos trabalhando para o reconhecimento das cooperativas e para o desenvolvimento do cooperativismo nesse município. Para isso contaremos com o dinamismo e participação da Cooperfamp”, comentou Meneses.

 

Com aproximadamente 660 cooperados, a cooperativa acredita nos valores e princípios do cooperativismo como possibilidade do desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e ambiental à população.  Maria Ednalva, diretora-presidente da cooperativa, enfatizou a necessidade da realização de atividades de promoção social do cooperativismo como forma de alcançar o objetivo proposto: tornar o segmento cooperativista o modelo econômico da cidade.

 

“Queremos expandir nossas ações de promoção social com foco na educação alimentar, educação ambiental na região de Santa Paula, demonstrando que a cooperativismo pode ser um agente de transformação local”, disse Maria, acrescentando que vem realizando diversas atividades junto às famílias de seus cooperados, como a distribuição de material escolar para filhos de associados. Realizado desde o ano 2000, a cooperativa de crédito distribui em média 525 kits escolares por ano.

 

“Traçar estratégias junto à Cooperfamp para demonstrar à população de Maricá o diferencial dos empreendimentos cooperativistas é importante para que as cooperativas ampliem a comunicação com a população”, ressaltou Cristiane Quaresma, coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ.

 

“É importante que cada vez mais as cooperativas sejam reconhecidas como agente, ou mesmo veículo, de transformação do cenário econômico, social e até mesmo ambiental”, falou Sabrina Oliveira, assessora da Presidência do Sistema OCB/Sescoop-RJ

 

Também participaram da reunião a Diretora Operacional da Cooperfamp, Maria da Conceição dos Santos, a Diretora Administrativa da cooperativa, Cláudia Rangel e o Diretor Suplente, Paulo Roberto Figueiredo.

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ