Sistema OCB/RJ promove ação do Dia C em aldeia indígena

Sistema OCB/RJ promove ação do Dia C em aldeia indígena

O Sistema OCB/Sescoop-RJ realizou no dia 17 de janeiro uma ação do Dia C na aldeia Tekoa Ka` Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, na lingua tupi-guarani), em São José do Imbassaí, no município de Maricá. Na ocasião foram plantadas cerca de 30 sementes de ipê.

A atividade fez parte de uma parceria com a Secretaria de Economia Solidária de Maricá e teve como princípio a soberania alimentar. Além do cacique Darcy Tupã Nunes Oliveira, participaram do plantio cerca de 15 índios, com idades entre 3 e 14 anos.

Pelo Sistema OCB/RJ compareceram o vice-presidente Jorge Meneses, a coordenadora de Promoção Social, Cristiane Quaresma, e a assessora da presidência, Sabrina Oliveira, que destacou que o sistema cooperativista e as aldeias indígenas possuem valores e princípios semelhantes, tais como ajuda mútua, cooperação e preservação ambiental.

O secretário municipal de Economia Solidária, André Braga, também esteve presente.

Jornada Esportiva Cultural

Mais uma atividade do Dia C será realizada na aldeia Tekoa Ka` Aguy Ovy Porã. Será no dia 20 de abril, na abertura da Jornada Esportiva Cultural da Aldeia. Na ocasião o Sistema OCB/RJ voltará ao local para um novo plantio.

TCT

No dia 23 de junho de 2016 foi assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a prefeitura de Maricá e o Sistema OCB/Sescoop-RJ, durante o 1º Festival Internacional da Utopia.

Com o acordo, a Prefeitura estabelecerá uma política voltada para promoção do desenvolvimento local, articulado com a atuação de outros atores da sociedade civil, objetivando, assim, a geração de formas de organização de produção adequadas no âmbito da economia solidária, levando em consideração as vocações, potencialidades locais e os interesses da comunidade cooperativista.

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação – Sistema OCB/RJ