Programa Cooperjovem será implantado em Mendes

Programa Cooperjovem será implantado em Mendes

O Instituto Sicoob, a cooperativa Sicoob Cremendes e o Sistema OCB/Sescoop/RJ fecharam parceria com a Prefeitura de Mendes para implantação do Programa Cooperjovem. A reunião de apresentação das instituições e do programa de educação cooperativista foi realizada nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, com o Prefeito de Mendes, Rogério Riente, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leandra Miranda de Castro, o diretor do Sicoob Cremendes, Luis Eduardo Pereira Ramos, a representante do Instituto Sicoob, Silvana Lemos e a técnica de Promoção Social do Sescoop-RJ,  Monique Neves.

No encontro, a Secretária Municipal de Educação e Cultura identificou três escolas localizadas nos bairros mais carentes do município como as prioritárias para realização das atividades. “O que eu quero com os meus alunos é que eles possam ter sonhos”, afirmou Leandra Miranda de Castro.

A Secretária também informou que nestas comunidades as crianças dizem que não querem estudar porque preferem trabalhar com os pais abrindo porteira nos hotéis fazenda da região:  “Meu compromisso é mostrar para estas crianças e jovens que existem outras perspectivas além dessa”, concluiu Leandra Miranda de Castro.

O município de Mendes tem dez escolas municipais, 140 professores da Educação Infantil ao 5° ano e 33 do 6° ao 9° ano atendendo a 1.996 alunos. O Programa Cooperjovem será realizado nas escolas de período integral localizadas nos bairros de Água Fria, Martins Costa e Cinco Lagos.

A assinatura do Termo de Compromisso entre o Instituto Sicoob, o Sistema OCB Sescoop/RJ, o Sicoob Cremendes e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura será realizada no dia 6 de fevereiro junto com a apresentação do projeto para os professores.

 

Sobre o Programa

O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000.

O objetivo do Cooperjovem é a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo.

Fonte: Silvana Lemos – Instituto Sicoob