Ano começa com visitas às cooperativas da Região Serrana

Ano começa com visitas às cooperativas da Região Serrana

Dando continuidade a ações promovidas ao longo do ano de 2016, o Sescoop/RJ, através do setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, continua visitando cooperativas da Região Serrana com o intuito de promover o crescimento do segmento. Em janeiro, foram visitadas a Unicred Petrópolis, a Cooperativa Educacional São Judas Tadeu, a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Nova Friburgo e a Escola Fribourg.

Na Unicred Petrópolis, o analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Márcio Fernandes, foi recebido pela analista de Gestão de Pessoas, Vânia Ferreira da Silva. O encontro foi um desdobramento de uma ação de intercooperação com as cooperativas da região Serrana para realização de atividades conjuntas a fim de promover o cooperativismo.

 Como resultado da reunião, foi proposta a criação de um evento que agregaria a parceria das cooperativas como primeira ação e essa proposta seria levada a Diretoria da Unicred, que já sinalizou este interesse.

 A Cooperativa de Materiais Recicláveis de Nova Friburgo também foi visitada. A Cooperativa buscou o Sescoop/RJ para ajuda na sua regularização documental e suporte em seus procedimentos internos. Segundo o presidente João Batista Sampaio o Sescoop/RJ sempre esteve junto a Cooperativa e agora nesse momento de “levantar a Cooperativa” não seria diferente. Em breve, serão realizados novos encontros.

 Cooperativas Educacionais

Duas cooperativas educacionais foram visitadas no mês de janeiro. Vale ressaltar que esse período é muito importante para essas instituições, visto que é quando acontece o período de matrículas e planejamento didático para o ano. Na Cooperativa Educacional São Judas Tadeu, em Petrópolis, foi discutido o retorno de suas atividades, visando a sustentabilidade da Cooperativa em sua nova jornada. A diretora Cristina Miranda relatou estar muito contente com esse apoio e suporte, deixando o grupo mais seguro nas ações. “A Cooperativa busca sua nova atuação em tutorias e ações com parceiros para suas atividades educacionais”, disse.

Por fim, outra cooperativa a ser visitada foi a Escola Fribourg que retoma seu ano letivo com plena força e planejamento organizacional. A cooperativa tem hoje 550 alunos, 48 cooperados e busca ampliar suas instalações. Na visita já foram traçadas as diretivas para o preenchimento do questionário do PDGC ciclo 2017, ferramenta muito utilizada pela cooperativa, algumas palestras técnicas e o seu curso de cooperativismo, que a mesma prima em realizar todo início de ano, que visa a capacitar novos cooperados e reciclar os antigos.

Ao longo das próximas semanas, mais cooperativas serão visitadas na Região Serrana.

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/RJ