Fomento ao cooperativismo em Natividade

Fomento ao cooperativismo em Natividade

A renovação do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Sistema OCB/RJ e a prefeitura de Natividade reuniu o prefeito do município, Severiano Antônio de Resende, e o analista de monitoramento, Willian Azevedo. Na reunião ocorrida no dia 11 de janeiro em Natividade também foi discutida a continuidade do contrato da Cooperativa Nat Recicla com o órgão, para as ações de  coleta seletiva na região.

Assinado em 20 de agosto de 2015,  o TCT tem como premissas o fomento ao cooperativismo e apoio às cooperativas já atuantes no município. Além disso, um dos objetivos era a constituição de uma cooperativa de catadores. Objetivo esse já alcançado com a constituição da  Nat Recicla .

Na oportunidade, Willian Azevedo apresentou as principais ações desenvolvidas durante mais de 1 ano de parceria e explicou as perspectivas para o desenvolvimento do cooperativismo em Natividade, em 2017.

Sobre a Nat Recicla, Willian pontuou as vantagens da contratação de cooperativas de trabalho, tais como, os incentivos concedidos pela Lei 12.305 que trata da Política Nacional de resíduos, e  a dispensa de licitação para a contratação deste tipo de cooperativa com base na Lei 8666 (Lei das Licitações).

“Temos consciência do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Nat Recicla, e o nosso governo buscará sempre incentivar ações que geram trabalho e renda para o município” disse o prefeito Severiano durante o encontro.

De acordo com a procuradoria do município,  presente à reunião, as duas propostas serão analisadas e em breve será agendado um novo encontro.

Secretários de meio ambiente, assessores políticos e diretores da Nat Recicla também compareceram.

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação -OCB/RJ