Cooperativismo dá o seu recado em Copacabana

Cooperativismo dá o seu recado em Copacabana

Cartão postal do Rio de Janeiro, ainda mais em período de festas, a Praia de Copacabana serviu de cenário para o evento “Ainda há tempo de Cooperar”. Realizada em 8 de dezembro e promovida pelo setor de Promoção Social do Sescoop/RJ, a ação – que fez parte do Dia de Cooperar (Dia C) 2016 – visou a apresentação do cooperativismo como modelo econômico capaz de promover o desenvolvimento econômico e social da sociedade como um tudo. 
 
Além do Sistema, participaram da iniciativa a Coopfuturo – que apresentou alguns trabalhos oriundos do reaproveitamento de material reciclável –, a Chave Real, mostrando planos para adquirir a casa própria, o Sicoob Central Rio e a Mistura Carioca, que expôs algumas das peças criadas por seus cooperados. 
 
Centenas de pessoas passaram pelo espaço. Desde os pequenos, encantados pelo mascote do Dia de Cooperar (Dia C) 2016, até adultos, que escutaram atentamente os benefícios que o cooperativismo traz à população. Uma delas foi Ângela Alvarenga, moradora de Paraty, no Sul Fluminense, e a passeio. “Não sabia que o cooperativismo pode ser tão transformador. Em minha cidade, existem algumas, mas é interessante que sejam fomentadas outras para o desenvolvimento da região”, pontuou. 
 
E não foi somente quem passou pelo espaço do cooperativismo que recebeu informações. Quem descansava nas areias da praia receberam informações sobre o modelo econômico e ainda receberam sacos plásticos com intuito de evitar que a população evitasse jogar o lixo produzido no espaço mais democrático do Rio de Janeiro. 
 
Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz também participou da campanha e pontuou que é o cooperativismo precisa ampliar suas fronteiras. “Em nosso estado estamos andando, mas precisamos de mais. Iniciativas como o “Ainda há tempo de Cooperar” são fantásticas e devem ser realizadas em outras regiões do nosso estado”, comentou. 
 
Também participaram do evento o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma, o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio Cesar Amaral e colaboradores do Sistema OCB/Sescoop-RJ.