Ceral inaugura Centro Social Euclides Barreto

Ceral inaugura Centro Social Euclides Barreto

A Cooperativa de Eletrificação de Araruama (Ceral) inaugurou no dia 17 de dezembro, em Araruama, o Centro Social Euclides Barreto. A ideia do espaço era um sonho de Euclides, ex-presidente da cooperativa.
 
O presidente da Ceral, Sérgio Vargas Barreto, conta que o projeto foi construído aos poucos, sem comprometer a estrutura financeira da cooperativa. São oito mil metros quadrados de área e espaços verdes, com quadra de futebol, quadras de vôlei, academia de ginástica, parque infantil e dois salões de festas cobertos. 
 
Futuramente, segundo a direção da Ceral, serão inaugurados um bosque e uma clínica médica em parceria com a prefeitura. O espaço é uma opção de lazer para os seis mil associados que residem distante dos grandes centros urbanos.
 
Na cerimônia de lançamento do Centro Social, o vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Jorge Meneses, representou o presidente Marcos Diaz. Também participaram o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, conselheiros e diretores da instituição, além de cooperados da Ceral e familiares.
 
Jorge Meneses ressalta que este “é um exemplo de boa ação de uma cooperativa que precisa ser mostrada para todo o Brasil, de que o cooperativismo possui profissionais que desenvolvem atividades com competência”.
 
Já Vinícius Mesquita lembrou da importância da cooperação. “Essa é a diferença do cooperativismo. Os recursos são utilizados em prol dos cooperados e não destinados para um fim capitalista”, diz.
 
Aluysio Decnop, associado e um desbravadores do cooperativismo em Araruama, conta que “a obra não se resume na estrutura física, mas no serviço digno, acolhedor, de maneira exemplar e feito com amor, os que se dedicam e fazem o bem ao associado”.
 
Prestes a assumir a administração municipal, a futura prefeita de Araruama, Lívia Soares, ressaltou a parceria com o poder público. “Precisamos aprender com a Ceral, com a administração e os propósitos do cooperativismo. Quem dorme sonha, mas quem luta vence”, afirma.
 
Quem também saiu feliz do evento foi a associada Maria Aparecida. Mãe de dois filhos, ela vê nas instalações uma excelente opção de relaxamento. “Vamos poder nos divertir nesse espaço feito pela nossa cooperativa Ceral e que também é nosso. As crianças adoraram”, resume.
 
Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, também participaram o assessor da presidência da OCB/RJ, Adelson Novaes, o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio Cesar Amaral e o analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Jorge Pecly.