Reunião discute dificuldades enfrentadas por cooperativas agropecuárias

Reunião discute dificuldades enfrentadas por cooperativas agropecuárias

Conhecer as medidas que vem sendo tomadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e quais os gargalos enfrentados no cumprimento da Lei nº 11.947 foi o objetivo de reunião da Câmara Setorial de Agronegócios, realizada no dia 16 de novembro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, e o diretor da OCB/RJ, Vinicius Mesquita, estiveram presentes.
 
Segundo a lei, no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional de Alimentação Escolar deve ser utilizado obrigatoriamente na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. O encontro, organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, reuniu também outros atores engajados no fortalecimento da agricultura familiar no estado, promovendo o desenvolvimento local e regional, além de uma alimentação escolar saudável.
 
O Sistema OCB/RJ esteve acompanhado das cooperativas agropecuárias de Sumidouro e Carmo. Também compareceram representantes da Coopass, Coopiveira e da Mulher Rural Legal
 
Houve também uma apresentação do projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ”, uma iniciativa do Planeta Orgânico, Sebrae e Firjan/Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Senai, que beneficiou cinco municípios fluminenses (Três Rios, Paraíba do Sul, Itaperuna, Pinheral e Trajano de Moraes). A proposta teve como meta incluir produtos de qualidade e com critérios sustentáveis nas refeições das escolas dando destaque aos pequenos produtores rurais locais.
 
Além da Seeduc e do projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ”, o Sebrae fez uma exposição sobre os resultados do Compra mais 2, que lançou em 2015 um programa de estímulo aos pequenos produtores agrícolas para participarem das compras do governo voltadas para o fornecimento de merenda escolar na rede estadual de ensino. O Compra mais 2 é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae.
 

 

Fonte: Bruno Oliveira – Analista de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ