Estudantes recebem o 10º Prêmio de Redação Cooperjovem, em Brasília

Estudantes recebem o 10º Prêmio de Redação Cooperjovem, em Brasília

“Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”. Com este tema, alunos do ensino fundamental de todas as regiões do país desenvolveram trabalhos que concorreram ao 10º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Os vencedores foram premiados hoje de manhã, em cerimônia na sede do Sistema OCB, em Brasília. A Técnica de Promoção Social do Sescoop/RJ, Monique Neves, foi uma das integrantes da comissão julgadora e esteve presente na solenidade de entrega dos prêmios.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, entusiasta do programa, acredita na importância do Cooperjovem para a manutenção e o futuro do cooperativismo. Ele defende que é desde cedo que se planta a semente para colher adultos conscientes e comprometidos. “É um investimento a longo prazo que fazemos, e talvez o mais importante de todos. São os jovens que farão a diferença no futuro”, afirmou.
 
Sobre o tema do Prêmio este ano, o dirigente declarou: “É assim que a gente vai começar a mudar as coisas: dentro das nossas comunidades, com nossos amigos, famílias, junto com os jovens da região. Depois, isso vai se expandindo para o município, para os estados e para o Brasil. E assim, podemos fazer a mudança acontecer. Eu acredito nisso. Se vocês estão aqui, recebendo hoje este prêmio, é porque de uma certa forma também acreditam e foi sobre isso que escreveram.”
 
Dentre as 16 mil redações inscritas, 48 foram selecionadas como finalistas depois de duas etapas eliminatórias: uma na escola e outra na unidade estadual do Sescoop. A terceira classificação ocorreu em Brasília, no Sescoop Nacional. Desses, seis estudantes (três da categoria I e três da categoria II) foram contemplados com a premiação.
 
Na categoria I, para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, foram vencedores os estudantes Gabriel Souza (SP), Karollina Rocha (SC) e Maria Clara Pereira (PB). Na categoria II, receberam o troféu Ana Carolina Silva (PB), e Andressa do Couto e Luana Diehl (SC).
 
Tanto os alunos quanto suas escolas, professores e cooperativas parceiras receberam os prêmios de participação. Em seguida, realizaram um roteiro cívico-cultural por Brasília, incluindo uma visita ao Congresso Nacional. Amanhã pela manhã, embarcam em uma viagem cultural à cidade de Nova Petrópolis (RS), para conhecer o berço do Cooperativismo brasileiro, na companhia de seus responsáveis e dos coordenadores da unidade estadual premiada.
 
Sobre o programa – O Cooperjovem é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2007 e envolve quase 100 mil alunos, 566 escolas, apoio de 87 cooperativas em 11 estados do país.

 

Fonte: Somos Cooperativismo – Sistema OCB