Dirigentes de cooperativas agropecuárias participam de seminário

Dirigentes de cooperativas agropecuárias participam de seminário

O Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (Sindlat), junto com a empresa de consultoria Milk Point, realizou, em 7 de dezembro, o seminário “Diagnóstico da Cadeia Agroindustrial do Leite no Estado do Rio de Janeiro”, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). 
 
No evento foram debatidos projetos em andamento, com validação de informações com os integrantes do setor de laticínios. Também foi apresentado um estudo que vem sendo realizado pelo Sindlat, juntamente com a FIRJAN e a Milk Point, sobre o Diagnóstico da Cadeia Agroindustrial do Leite no Estado do Rio de Janeiro. 
 
Serão objeto deste diagnóstico as cooperativas de leite de Barra Mansa, Macuco, Valença, Conceição de Macabu, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana
 
Cerca de 50 pessoas compareceram ao seminário. Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ estiveram o representante do ramo agropecuário, Alberto Figueiredo, os diretores Cláudiio Meireles, também presidente da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, e Vinícius Mesquita; a assessora da presidência, Sabrina Oliveira; e o analista de monitoramento do Sescoop-RJ, Willian Azevedo. Além deles, os presidentes das Cooperativas de Macuco, Silvio Marini e de Macaé, Joaquim Salim O evento contou também com a participação de representantes das Indústrias de Laticínios, governo e instituições do segmento.  
 
A programação contou com a palestra sobre o contexto do mercado lácteo, onde foi passada a evolução do mercado consumidor a nível mundial e nacional. “O mercado atual vem se modificando buscando novas formas de consumo. As indústrias necessitam se enquadrar a essa nova realidade a fim de se manterem no mercado, principalmente buscando a inovação de seus produtos e novos nichos de mercado”, avaliou o especialista da Milk Point, Marcelo Pereira. 
 
Além da palestra, foi apresentado o diagnóstico feito pela Milk Point, que teve contribuições do público presente. Eles tiveram acesso a dados da pesquisa feita com as cooperativas e laticínios, tais como consumo, produção de leite, perspectivas, produtores e evolução de produção. O resultado identificou a necessidade de modernizar o processo produtivo do leite por parte dos produtores.
 

Fonte: Julio Camacho – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ