Cooperativa de Macuco é uma das contempladas no Prêmio SOMOSCOOP

Cooperativa de Macuco é uma das contempladas no Prêmio SOMOSCOOP

Após alguns anos, o estado do Rio de Janeiro esteve representado entre os finalistas do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Em 2016, a Cooperativa Agropecuária de Macuco, uma das mais importantes instituições do segmento, conquistou o terceiro lugar na categoria Fidelização. A solenidade de premiação do Prêmio SOMOSCOOP aconteceu no dia 22 de novembro, em Brasília.
 
Em sua 10ª edição, o Prêmio SOMOSCOOP, entregue a cada dois anos, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros. Entre elas, a Usimed Petrópolis, cooperativa de consumo localizada na região Serrana, no ano de 2009. De cara nova, o prêmio reconheceu a criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas. 
 
A Cooperativa de Macuco chegou ao Prêmio através da campanha “Cooperado tem Valor”. No projeto, iniciado em 2010, a cooperativa faz empréstimos aos cooperados, sem cobrar juros, para que os mesmos possam fazer o pagamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), evitando que os cooperados tenham que recorrer a agiotas, prática que estava se tornando muito comum na região. 
 
De acordo com cooperativa, em 2015, o valor emprestado foi de R$ 1,5 milhão, beneficiando 85 cooperados. Outra vertente do projeto é que o leite produzido pelos cooperados passa por avalição. Caso não haja qualquer problema quanto à qualidade, os cooperados e os encarregados do curral concorrem no fim do ano a um carro e a uma moto.
 
Um dos responsáveis pela iniciativa ter chegado ao SOMOSCOOP foi o engenheiro agrônomo e analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ na Região Serrana, Márcio Fernandes. Ele acompanhou Silvio Marini na premiação e ficou orgulhoso do resultado alcançado pela cooperativa. 
 
“Fiz todo o acompanhamento, orientação e viabilização para a participação da Cooperativa Agropecuária de Macuco no SOMOSCOOP. Fico contente em ver o trabalho desenvolvido pela cooperativa e acredito que a conquista desse prêmio será um gás a mais para o incremento que a Macuco vem realizando entre os seus colaboradores e cooperados, como, por exemplo, o plano de melhoria de gestão”, disse Márcio. 
 
Contente com o resultado, o presidente da cooperativa, Silvio Marini, disse que o prêmio será um estímulo para a cooperativa chegar ainda mais alto. “Somos um dos maiores empregadores de nossa cidade, Macuco. Quando pensamos no projeto, a ideia era realmente fidelizar os produtores e melhorar a qualidade do leite vindo de suas propriedades. Pelo que se vê o resultado foi excelente e fomos uma das 18 cooperativas premiadas em um universo de mais 300 cooperativas inscritas no Prêmio SOMOSCOOP. Queremos ir mais longe”, disse Marini, que agradeceu o Sistema OCB/Sescoop-RJ pelo apoio dado à cooperativa no acompanhamento do projeto e na melhoria da gestão cooperativista.  
 
Presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, parabenizou a cooperativa por essa conquista. 
 
“Esse resultado é fruto de um trabalho duro que o Sistema vem fazendo ao longo dos últimos anos, se aproximando mais das cooperativas, e, principalmente, oferecendo ações de desenvolvimento para elas. A Macuco é exemplo do bom trabalho praticado, sendo um dos maiores empregadores da cidade e produzindo produtos de qualidade sendo vendidos nos melhores mercados do estado. Além disso, essa conquista será estímulo para que outras cooperativas fluminenses façam ações voltadas aos mais diversos públicos”, finalizou Diaz. 
 
Estiveram presentes na entrega do Prêmio SOMOSCOOP o superintendente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Daniel Granuzzo, e o diretor da OCB/RJ, Ildecir Sias. 

 

Fonte: Richard Hollanda – Comunicoop – Assessoria de Comunicação Sistema OCB/Sescoop-RJ