Liderança é foco de ação nacional com cooperativistas

Liderança é foco de ação nacional com cooperativistas

Aprofundar o desenvolvimento das habilidades de liderança e governança dos presidentes de suas organizações estaduais. Este é o objetivo do Sistema OCB ao promover, em Brasília, ao longo desta semana, o Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, em parceria com a escola americana Babson College, uma das principais instituições de educação executiva do mundo. Também participam presidentes de quatro confederações.
 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, está participando do Programa. 
 
O evento ocorre até sexta-feira, 11/11, e está alinhada à necessidade de subsidiar aos dirigentes importantes reflexões acerca dos comportamentos tradicionais e inovadores de negócios e liderança, provocando, assim, iniciativas de mudanças internas que impactarão no atendimento ao público do Sescoop, e delinearão ações estratégicas para a execução destas mudanças.
O grupo de lideranças está discutindo assuntos como: liderança ressonante, inteligência emocional, competência social, mudança intencional, planejamento de transição e governança para inspirar o crescimento futuro, sucessão e transição de liderança. O conteúdo e as discussões estão sendo conduzidas por dois professores especialistas em empreendedorismo e comportamento organizacional.
 
Impressões
Alinhamento – Para o presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, um dos grandes ganhos obtidos com os debates conduzidos pelos especialistas da Babson College é o alinhamento do discurso. “No meu entendimento, o ponto alto deste treinamento é a metodologia utilizada pelos professores americanos, extremamente provocadores. Desta forma, o grande ganho é o nivelamento das opiniões e pensamentos em nível nacional, especialmente em um momento onde é tão forte a intenção de nos tornarmos um sistema, de fato, e isso não ocorrerá enquanto não pensarmos, pelo menos, da mesma forma”, avalia João Nicédio.
 
Ganho – “Considero que as ferramentas que estamos adquirindo nestes dias aqui, sobre gestão, e o relacionamento com este grupo de presidentes de todos os estados brasileiros são muito valiosos e que deve trazer muito ganho futuro para as demandas e necessidades do nosso dia-a-dia. Estamos obtendo muitos ensinamentos e temos muito a ganhar em coloca-los em prática”, argumenta Eudes Arantes, presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Especialidades Médicas (Confemed).
 
Saiba Mais – Fundada em 1919, a Babson College tem a missão de formar líderes que criam grandes valores sociais e econômicos. Seu material está concentrado no desenvolvimento de líderes empreendedores e fornece insights práticos que os auxiliarão a promover o crescimento e a criação de valor em suas organizações. Há 19 anos consecutivos, ocupa o primeiro lugar em um ranking elaborado pela U.S News & World Report que avalia em todo o mundo cursos voltados à temática empreendedorismo.

 

Fonte: Somos Cooperativismo – Sistema OCB